Publicado por Redação em Vida em Grupo - 02/05/2012
Zurich Seguros avança 63% em Vida e Previdência
Em linha com a política global de sua matriz, a Zurich Seguros, multinacional suíça e um dos três maiores grupos seguradores do mundo, montou no Brasil uma área dedicada exclusivamente à Vida e Previdência. Em pouco mais de um ano de operação, a nova área já colhe os frutos com uma receita em 2011 de R$ 245,9 milhões, 63% a mais do que em 2010. “Mesmo em um ano em que fizemos pesados investimentos em equipe, estrutura, tecnologia e marketing, obtivemos um resultado positivo de R$ 5,4 milhões, o que mostra a força de nossa estratégia e da proposta de valor da Zurich para o Brasil”, afirma Richard Vinhosa, CEO de Vida & Previdênciada Zurich Seguros no Brasil, que assumiu o cargo em setembro de 2010.
O balanço do ano passado aponta ainda um crescimento de 389% em novas vendas e reservas técnicas de R$ 261,03 milhões. Em 2011, a área de Vida & Previdência da Zurich contratou 132 pessoas, totalizando uma equipe de cerca de 250, instalada em sede própria com ampla e moderna infraestrutura. “O investimento em capital humano e back office não se deu apenas por meio de contratações e de nosso novo prédio. Investimos fortemente no treinamento e motivação de nossa equipe, assim como no desenvolvimento de plataformas tecnológicas adequadas à nossa expansão. Lançamos também nossa primeira campanha publicitária de massa, tornando nossa marca mais conhecida do público em geral”, explica Richard Vinhosa.
A operação do segmento é divida em pilares de distribuição (Corretores, Bancassurance, Afinidades e Canal Corporativo), cada um com uma equipe própria e especializada. O pilar Corretores, que distribui produtos em estreita parceria com corretores de seguros de todos os portes, já conta com mais de 8 mil profissionais cadastrados e pontos de atendimento em 31 localidades em todo o país. Com isso, a área obteve em 2011 um volume de prêmios de R$ 101,4milhões, 82% a mais do que em 2010. “Em 2012, pretendemos expandir ainda mais nossa presença geográfica, abrindo 15 novas unidades próprias. Os corretores são nossos principais parceiros e queremos atendê-los de forma bastante próxima, reconhecendo, assim, sua sempre especial e valiosa contribuição como a registrada até o momento”, ressalta o CEO de Vida & Previdência.
A área de Afinidades, que estabelece parcerias de distribuição com redes varejistas e empresas de utilidades, cresceu 43,5% em volume de prêmios em 2011, fechando 7 novos contratos. A principal conquista do Canal Corporativo foi o início das operações em Previdência. Atuando ainda deforma restrita, a Zurich já conta com três clientes corporativos e mais de 4 mil contribuintes. No primeiro semestre de 2012, a Zurich deverá lançar seus planos de previdência complementar para o varejo.
Já Bancassurance fechou contratos de distribuição de seguros com 16 bancos, de diferentes portes. Ainda em 2011, a área de Vida lançou novos produtos como seguros de vida em grupo e acidentes pessoais para empresas de todos os portes e microsseguros. “O projeto de seguros de baixo custo para população mais carente com o Banco Palmas vem crescendo mês a mês e chegou ao Rio de Janeiro. Em 2012, por meio da rede comunitária de bancos, vamos chegar a ainda mais cidades”, afirma Richard Vinhosa.[2]
Segundo o CEO de Vida & Previdência, em 2012, a joint venture com o Banco Santander deverá trazer ainda mais oportunidades. “No ano passado, a operação foi fechada e agora estamos trabalhando em sua operacionalização. Com isso, juntos, iremos oferecer uma gama de produtos e serviços ainda mais completa aos clientes do Santander”.
Fonte: segs