Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/09/2013
Você sabe quanto guardar para aposentadoria
De acordo com o especialista, é comum ouvirmos duas coisas quando o assunto é aposentadoria: ‘quero me aposentar aos 60’ e ‘sou muito novo para pensar em aposentadoria, vou pensar nisso mais para frente, quando tiver mais perto’. “Está errado. E quando o cliente já começa a pensar na aposentadoria com antecedência, que é o correto, ele não sabe onde investir, afinal, previdência realmente é complicado”, disse Nogueira.
A evolução dos custos ao longo da vida
Com base nisso, a Icatu Seguros teve a ideia de criar um simulador para a pessoa calcular a quantidade de dinheiro que ela precisa para se aposentar. “É preciso, em primeiro lugar, saber qual vai ser o seu custo quando você tiver aposentado. Despesas com medicina, principalmente, e despesas com casa, carros, filhos, que é menor nessa fase da vida”, explicou.
Nogueira contou que uma pessoa, quando jovem, principalmente quando mora com os pais, costuma ter um custo pequeno de vida. Mas, com o passar do tempo, esse custo vai aumentando, à medida que vem casamento, casa, carro, filhos, entre outros. Mais tempo passa e os filhos começam a trabalhar, casam, saem de casa e os custos voltam a diminuir. Depois, quando a pessoa fica idosa, o custo volta a aumentar, pois é a tendência, com gastos médicos, principalmente. “O simulador calcula tudo isso”.
A palestra irá abordar exatamente isso e, por meio da interatividade com o público, fazendo simulações, o especialista irá mostrar que é importante começar a guardar para a aposentadoria o quanto antes, afinal, quanto mais cedo a pessoa começa a juntar, menor é a quantia mensal que ela precisará aplicar. “À medida que o tempo vai passando, a quantia mensal vai aumentando”, explicou.
Diversificar os investimentos não é mais uma opção, é uma necessidade
Ainda segundo Nogueira, em 1994, uma pessoa demorava três anos e meio para dobrar seu capital por meio de investimentos. Hoje em dia demora 18. “É um dado assustador”, disse. “Isso ocorreu porque antes a taxa de juro real era muito alta, mas hoje isso mudou. Mais de 80% das pessoas que ganham mais de R$ 4 mil por mês aplicam em renda fixa, e com uma taxa de juro real a 4% ou 5%, o retorno é muito baixo, ou seja, diversificar o investimento, hoje em dia, não é mais uma opção, e sim uma necessidade. Tem uma parte da palestra só sobre diversificação”, contou.
Aposentado aos 60?
Outra coisa importante, segundo o especialista, é que, antes, as pessoas se aposentavam aos 60 anos, mas isso não é mais uma realidade, pois com essa idade as pessoas são muito novas para se aposentar. Outra pesquisa mostra que um a cada três bebês que nasce vive até os 100 anos, então a expectativa de vida também aumentou muito. “O cenário é preocupante se for pensar nisso tudo. Se uma pessoa começa a trabalhar com 20 anos e se aposentar aos 60, ela terá trabalhado por 40 anos. Se ela viver até os 100, são mais 40 anos, ou seja, essa pessoa vai ficar sem trabalhar o mesmo tempo que ficou trabalhando. Quanto dinheiro ela vai precisar juntar para viver mais 40 anos sem trabalhar? Complicado”, afirmou o superintendente.
Com base nisso, a Icatu criou outro simulador, que também será usado na palestra, que calcula a expectativa de vida da pessoa, com base na resposta de algumas perguntas, relacionadas a hábitos alimentares, práticas esportivas e etc. Os simuladores podem ser usados no site da companhia e também podem ser baixados no celular, via AppStore.
Todos os passos para se aposentar com tranquilidade
Em suma, a palestra irá ensinar as quatro lições para ter sucesso na aposentadoria: começar a juntar cedo, trabalhar mais tempo (não só até os 60 anos), diversificar o investimento e, por fim, irá mostrar onde investir. “No final fazemos uma passagem rápida sobre os modelos de declaração de Imposto de Renda, o completo e o simplificado”, finalizou Nogueira.