Publicado por Redação em Dental, Revista - 24/07/2013

Odonto | Visagismo, uma realidade dentro da Odontologia


É possível, através do sorriso, transmitir meiguice, força, criatividade e  dinamismo, de acordo com o Dr.  Thiago Avelar, da Clínica Avelar,  “ pois cresce a cada dia, entre as mulheres e homens, a busca da harmonia do rosto através do visagismo, ou seja, uma série de técnicas envolvendo cabelo, tom de pele, maquiagem e, principalmente, os dentes."

O visagismo, palavra derivada de visage (rosto em francês) foi criado por Fernand Aubry, em 1937, e cria uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética)

A caracterização de um sorriso vai muito além de definir dentes grandes ou pequenos, brancos ou mais amarelados. Segundo Thiago, “temos que conhecer a personalidade de nossos pacientes, sua profissão, seu temperamento, para podermos definir e criar dentes que se associem corretamente ao seu estilo de vida.


" Quadrados, arredondados, triangulares, com translucidez nas pontas, mais opacos, podemos citar diversos tipos de dentes, mas definir uma personalidade em um sorriso é subliminar, como o fato de que ter os dois dentes da frente ligeiramente mais compridos que os ao lado, da um aspecto mais jovial, e  que caninos mais compridos e pontudos indicam pessoas de personalidade marcante.  


"Na odontologia estética é possível, com procedimentos relativamente simples e sem dor, aumentar ou diminuir o tamanho dos dentes, alterar sua forma e cor, fechar ou abrir espaços entre eles, mudar suas posições, ou seja, num curto espaço de tempo é possível solucionar defeitos visuais que incomodam o paciente, e isso é o mais importante.  Para se obter estética não basta trocar restaurações escuras e antigas por novas, é necessário restabelecer a forma, a altura e a largura do dente, gerando uma harmonia do sorriso.

 


"Também não é suficiente só ter dentes bonitos,  eles devem ser "emoldurados" pela gengiva, que além de saudável, deve ter altura compatível com tamanho dos dentes, " finaliza Thiago.

O sorriso pode nos representar muito mais do que imaginamos,  pois segundo uma pesquisa feita pelo jornal USA TODAY, foi perguntado o que as pessoas primeiro observam em outras e 47% responderam que são os dentes.  

www.clinicaavelar.com
Jornalista responsável José Guilherme Reipert MTB 9471


Posts relacionados

Dental, por Redação

Doença periodontal e cardiovascular têm relação; saiba mais

As doenças cardiovasculares afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Mais de 50 milhões de americanos têm problemas de natureza cardíaca e vascular, fazendo com que, nos Estados Unidos, as doenças cardiovasculares apareçam como a primeira causa de morte e invalidez.

Dental, por Redação

Entenda o que pode e não pode fazer nos dentes durante a gestação

Quando o teste de gravidez dá positivo, a lista de coisas para fazer, decidir e organizar não tem fim. Marcar uma consulta no ginecologista obstetra provavelmente é o item número um.