Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/06/2012
Virada sustentável acontece no sábado e deve incentivar o consumo consciente
Acontece no próximo sábado (2), a Virada Sustentável em São Paulo. O evento, organizado pela Rede Social do Centro tem como objetivo, incentivar o consumo consciente.
Durante o dia, a Proteste - Associação de Consumidores, vai distribuir folhetos de orientação para os consumidores, além de realizar a coleta de pilas e baterias usadas, além de medicamentos vencidos.
O evento que será realizado na Praça Princesa Isabel, no centro da cidade das 10h às 16h, deve receber cerca de 10 mil pessoas, que contarão com serviços que emissão de documentos, serviços relacionados ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), vagas de emprego, teste de hepatite, glicemia e aferimento de pressão sanguínea.
Consumo consciente
Consumir de forma consciente é amenizar os impactos que o consumo irresponsável pode ter no meio ambiente. Para ajudar os consumidores, a Proteste relacionou algumas dicas para amenizar este impacto:
1. Utilize pilhas recarregáveis;
2. Evite comprar produtos superembalados;
3. Faça o descarte de pilhas, baterias, produtos eletrônicos, medicamentos e óleo de cozinha em locais apropriados;
4. Prefira os produtos em refil, além de usar menos embalagem, você ainda economiza;
5. Nos veículos flex prefira álcool como combustível;
6. Aproveite talos, folhas e raízes de alimentos, sempre que possível;
7. Só ilumine as dependências da casa efetivamente utilizadas;
8. Troque eletrodomésticos antigos por modelos que economizem energia;
9. Não compre produtos ou serviços de empresas que não respeitam o meio ambiente;
10. Desligue equipamentos da tomada para evitar o gasto de energia em stand-by.
Fonte: Infomoney
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
As escolas particulares da capital terão reajuste da mensalidade acima da inflação em 2014.
Pesquisa feita pela reportagem em dez escolas nas cinco regiões da cidade mostrou que as instituições estão informando aos pais que aplicarão aumentos entre 7% e 11% nas mensalidades de 2014.
Os valores ficarão acima da inflação deste ano. A inflação medida pelo IPCA deve fechar em 5,82% neste ano, segundo economistas consultados pelo Boletim Focus, do Banco Central.
O governo tem defendido que a inflação deste ano ficará abaixo da do ano passado, que foi de 5,84%.
Nos últimos 12 meses --até agosto--, a inflação oficial registrada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 6,09%.
As escolas só podem aplicar reajustes que sejam justificados pela elevação dos custos, afirma a advogada especialista em direito do consumidor Adélia de Jesus Soares.
"Pela legislação, o objetivo das instituições de ensino não é gerar lucro, por isso, os reajustes devem ser baseados nas despesas", afirma.
A justificativa de aumento deve ser feita por escrito com, pelo menos, 45 dias de antecedência à aplicação. "Mas se os pais considerarem que o valor é abusivo, podem procurar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon."
JUSTIFICATIVA
Uma das explicações para aumentos acima da inflação é o salário dos professores, que em 2013 teve reajuste superior a 8%, explicou o presidente do Sieeesp (sindicato das escolas de SP), Benjamin Ribeiro da Silva. "Mas não acredito em preços abusivos, pois a concorrência é grande. Se subir muito, o pai muda o filho de escola." Silva também atribui o aumento à inflação dos aluguéis.
CONFIRA OS AUMENTOS
Colégio
Bairro
Preço atual (em R$)
Reajuste previsto para 2014 (em %)
Drummond
Ponte Rasa
544
Até 10
Objetivo
Tatuapé
1.354,65
De 8 a 11
Colégio Bandeirantes
Vila Mariana
2.291
Até 10
Colégio Exato
Interlagos
581
9
Colégio das Américas
Perdizes
1.200
7
Colégio Módulo
Lapa
852
8
Colégio Nova Cachoeirinha
Vila Nova Cachoeirinha
426
7
Colégio Vip
Tremembé
639
7,8*
Colégio Equipe
Santa Cecília
1.658
De 7,5 a 10
Colégio Santo Agostinho
Liberdade
1.024,76
Até 10
FONTE: Escolas e reportagem
A pesquisa levou em consideração os valores para o 6º ano do ensino fundamental
*Reajuste definido para o turno da tarde
REMATRÍCULA
Pais que renovarem a matrículas dos filhos em colégios particulares devem ficar atentos a eventuais cobranças abusivas. A principal delas é a rematrícula, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. O pai do aluno só paga a matrícula uma vez, quando o filho entra na instituição.
Nos anos letivos seguintes, devem ser cobradas apenas as mensalidades, explica a advogada Adélia Soares. "Mas a escola pode dividir o valor anual em 13 ou mais parcelas; não é proibido."
Notícias Gerais, por Redação
Um decreto publicado nesta quarta-feira autoriza o pagamento antecipado de metade do valor do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Notícias Gerais, por Redação
A Bolsa de Valores tem leve alta nesta sexta-feira em mais um dia de aversão ao risco nos mercados.
Notícias Gerais, por Redação
O Brasil votou a favor da representação dos rebeldes líbios nas Nações Unidas. Nesta sexta-feira, a Assembleia Geral da ONU aprovou a entrega do assento da Líbia ao órgão político dos rebeldes, o CNT (Conselho Nacional de Transição).
Deixe seu Comentário: