Publicado por Redação em Vida em Grupo - 04/12/2012

Vilhena silva orienta como contratar um seguro de vida

O seguro de vida tem por objetivo garantir a estabilidade financeira dos dependentes em casos de morte natural ou acidental e invalidez por acidente ou doença. Porém, a apólice de seguro é um assunto que a maioria das pessoas não costuma discutir, pelo fato de ser um assunto relacionado à possibilidade de morte. Com isso, muitas acabam deixando de contratar um serviço que, em uma fatalidade, poderia amparar toda a família. 
 
Pensando nisso, os advogados do Vilhena Silva, escritório especializado em direito à saúde, ensinam como e quando contratar o tipo de proteção mais adequado às suas necessidades. Muitas vezes o cliente não sabe para que serve, como funciona e o que levar em consideração ao contratar um seguro de vida. Algumas das dúvidas mais comuns dos segurados são os tipos de seguros existentes, valores das mensalidades, resgate de indenizações e negativas de coberturas. 
 
Confira abaixo dicas para contratar um seguro de vida:
 
1- O que é e para que serve um seguro de vida?
 
O seguro de vida é o contrato pelo qual se obriga o segurador, mediante o recebimento de prêmio, a indenizar o segurado determinada quantia quando houver um evento previsto, como um acidente, por exemplo. No caso de seguro de pessoas, o risco envolve a vida e sua integridade física. A apólice de seguro de vida pode ser contratada de forma individual ou coletiva.
 
2- Como designar os beneficiários do seguro de vida?
 
Geralmente a indicação do beneficiário é feita no ato da contratação do seguro de vida, mediante o preenchimento do cartão proposta. Contudo, nada impede que essa nomeação seja feita ou alterada a qualquer momento, inclusive através de testamento.
 
3- Quais são as indenizações mais comuns?
 
Quando falamos em seguro de vida, o valor pago a titulo de indenização chama-se capital segurado. Neste contexto, as mais comuns são para morte, e na contratação do seguro de vida ela é básica, ou seja, obrigatória. Também é muito comum o pagamento de capital segurado para casos de invalidez e morte acidental.
 
4- Quando resgatar e como pedir as indenizações?
 
Quanto às indenizações, assim que ocorrer qualquer evento garantido pela apólice, o segurado deverá avisar imediatamente à seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação básica necessária, conforme definida nas condições gerais acordadas.
 
5- Quais são as situações não cobertas pelas seguradoras?
 
As negativas mais comuns das seguradoras são relativas a eventuais fraudes cometidas pelos segurados na contratação, como por exemplo, deixar de declarar doença preexistente. Outras negativas se referem à ocorrência de prescrição, dúvidas sobre a incapacidade funcional ou laborativa, agravamento de riscos, como em casos de embriaguez ao volante e atraso no pagamento do prêmio.
 
6- Como calcular o valor da cobertura de seu seguro de vida?
 
O capital segurado não é limitado, e o cliente pode contratar o valor máximo que pretender e cada empresa e efetivará a indenização de acordo com o valor do capital segurado estabelecido no contrato. Quanto ao recebimento do valor do capital segurado, em se tratando de morte, o pagamento é feito ao beneficiário pelo valor máximo previsto na apólice. No caso de invalidez permanente parcial por acidente, quando não estão abolidas por completo as funções do membro ou órgão lesado, o valor da indenização é calculado pela aplicação à percentagem prevista na tabela para sua perda total, do grau de redução funcional apresentado. Na falta de indicação da percentagem de redução e, sendo informado apenas o grau dessa redução (máximo, médio ou mínimo), a indenização será calculada, respectivamente, na base das percentagens de 75%, 50% e 25%.
 
É importante destacar que o seguro de vida tem como finalidade garantir os riscos inerentes à duração da vida humana, tanto que na hipótese de seguro para os casos de falecimento, o risco segurado não é a morte em si, mas o momento de sua ocorrência, o qual é imprevisível e desconhecido.
 
Sobre o Vilhena Silva Advogados (www.vilhenasilva.com.br)
 
A equipe Vilhena Silva Advogados atua há 13 anos exclusivamente na área da saúde, e tem como meta a excelência e a agilidade nos trabalhos forenses, para solucionar as questões jurídicas dos clientes -muitas vezes portadores de moléstias graves - no ritmo da urgência em que se encontram, superando um imenso obstáculo: a morosidade da justiça brasileira. Garantir, com agilidade, os direitos dos clientes no que se refere ao acesso à saúde é o foco do escritório. 
 
O empenho pelo progresso dos aspectos jurídicos que envolvem a saúde no Brasil é a identidade do escritório e revela também o caráter social do trabalho desenvolvido. A experiência adquirida é empregada no apoio a campanhas sociais e no oferecimento de suporte jurídico e operacional a várias entidades filantrópicas. O escritório luta por novas políticas de saúde, protesta perante os órgãos que desrespeitam a legislação e apoia práticas de divulgação das informações a cerca do Direito à Saúde.
 
Fonte: www.segs.com.br

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

A segurança no seguro

As seguradoras, que protegem a população de tantos riscos, também precisam de proteção Que as companhias seguradoras são empresas que trabalham para deixar a população mais segura, todo mundo já sabe.

Vida em Grupo, por Redação

Os microsseguros são regulamentados no Brasil

A primeira, de número 262, estabelece regras e procedimentos para a constituição das provisões técnicas e para a definição da necessidade, por ativos garantidores,

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de Vida: O agravamento de Risco Intencional e o Direito ao Recebimento do Capital Segurado

É cediço que no contrato de seguro de vida um dos riscos (talvez o principal deles) é a morte do segurado. Assim, a cobertura securitária é a garantia do pagamento do capital segurado ao beneficiário em caso de morte do segurado principal, tanto por causas naturais como acidentais.

Vida em Grupo, por Redação

Projeto de lei pretende obrigar empresas a dar seguro de vida

Um projeto de lei obriga todas as pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) do Ministério da Fazenda a contratar seguro de vida para seus empregados.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro RC profissional do corretor - cuidado com a cláusula restritiva que pode impor perda do direito

Seguro que cada vez se torna mais necessário a qualquer atividade, em especial a de prestador de serviço e, entre tantas, a do Corretor de Seguros, é o RC PROFISSIONAL.

Deixe seu Comentário:

=