Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/12/2011
Vendas de Natal crescem 5,5% em shoppings no país
As vendas nos shoppings centers do país cresceram 5,5% neste Natal em comparação com o mesmo período do ano passado. Os presentes mais populares foram dos segmentos de perfumaria e cosméticos e óculos, bijuterias e acessórios, que registraram crescimento de 18% e 17%, respectivamente.
O setor de vestuário, que representa a maior parte das lojas de shoppings, cresceu apenas 2% --ante expectativa de expansão de 7%.
"Foi um crescimento importante levando em consideração que, no Natal anterior, a alta foi de 13%", afirma Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). O desempenho ficou 1 ponto percentual abaixo da expectativa do setor divulgada no meio do ano (6,5%).
Ele afirma que, por conta da sobra de estoque no setor de vestuário, as liquidações deverão ser mais generosas neste fim de ano e também ao longo do mês de janeiro. Sahyoun prevê que os shoppings ficarão lotados até o dia 30, por conta da temporada de trocas e também da tradicional procura por roupas brancas e lingerie para as comemorações de fim de ano.
Segundo a Alshop, as medidas do governo para estimular as vendas de eletrodomésticos da chamada linha branca, como geladeiras e fogões, não tiveram efeito no Natal. Juntamente com o setor de eletroeletrônicos, a venda do segmento registrou alta de 5%.
"Não dá pra falar em decepção, mas o setor ficou abaixo da expectativa. O tablet, que era uma aposta do Natal, não vendeu como se esperava."
Fonte:www1.folha.uol.com.br|26.12.11