Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 25/06/2012

Venda de genéricos aumenta 14,80% em maio deste ano

Já os medicamentos de forma geral, no mês de maio de 2012, registraram crescimento de 12,52% no volume de vendas de unidades físicas em relação a abril do mesmo ano, além do crescimento de 14,76% em relação a maio de 2011

De acordo com os dados do IMS Health, em maio as vendas de medicamentos tiveram um aumento de 14,80% em relação ao mês de abril deste ano. Ainda, segundo a pesquisa, houve um aumento relevante em comparação ao ano anterior, onde as vendas tiveram alta de 11,69% comparado a maio de 2011 em volume de unidades físicas. Já os medicamentos de forma geral, no mês de maio de 2012, registraram crescimento de 12,52% no volume de vendas de unidades físicas em relação a abril do mesmo ano, além do crescimento de 14,76% em relação a maio de 2011.

Os associados da Abradilan (Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais)  acompanharam esse crescimento e já representam 20% no volume de unidades vendidas de medicamentos genéricos no Brasil. Em março distribuíram medicamentos em 82% das cidades do país, estiveram presentes em 77% das 71 mil farmácias e drogarias e realizou a distribuição em 82% na região sudeste, 74% na região Sul, 81% no Nordeste, 84% no Centro-Oeste e 33% no Norte do país.

De acordo com a instituição, os associados da entidade já estão projetando investimentos para este ano, em razão do desempenho no mercado de genéricos. A ampliação dos centros de distribuição e qualificação da equipe são metas para que melhorem seu desempenho. Segundo enquete realizada pela entidade, 38,9% pretendem investir na ampliação do Centro de Distribuição e qualificação da equipe, 33% vão investir na qualificação da equipe, enquanto 16,7% pretendem investir somente na ampliação do Centro de Distribuição.

O crescimento do mercado farmacêutico está aliado aos preços baixos oferecidos pelos genéricos e iniciativas do governo, como o Programa Farmácia Popular onde estão inseridos alguns medicamentos.

Desde a regulamentação dos genéricos em 1999 sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, os brasileiros encontraram uma alternativa para cuidarem da saúde por um preço menor. A criação do genérico possibilitou a venda dos medicamentos a preços mais acessíveis, dando opção aos brasileiros de adquirirem um produto seguro e aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com a mesma eficácia do medicamento original.

Os genéricos conquistaram a confiança dos brasileiros e o medicamento comercializado pelo nome da substância ativa, sem marca comercial, ganha cada vez mais espaço nas prateleiras das farmácias e drogarias do país.

Fonte: saudeweb


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ômega-3 ajuda a proteger o cérebro

Um estudo da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos constatou que o cérebro precisa de nutrientes certos para ter preservada a sua saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa suspende 14 produtos e medicamentos irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial da União, a suspensão de dez produtos e medicamentos com desvios de qualidade.

Deixe seu Comentário:

=