Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/12/2012

Veja como regularizar a situação quando cair na malha fina do IR

Verificação pode ser feita pela internet, no site da Receita Federal. No ano passado, 569 mil contribuintes caíram na malha fina do leão.

O contribuinte que fez sua declaração do Imposto de Renda 2012 pode verificar, pelo site da Receita Federal (clique aqui para acessar), se caiu na malha fina do leão em 2012, ou seja, se teve sua declaração retida para verificações. 

No ano passado, 569 mil contribuintes caíram na malha fina do leão. Justamente por conta do processo de autorregularização, que já estava disponível em 2011, foi o menor valor dos três últimos anos. A maior parte dos contribuintes caiu na malha fina em 2011 (320 mil pessoas, ou 56% do total) porque omitiu rendimentos, informou o Fisco no fim do ano passado. A retificação pode ser feita até o final de dezembro.

Cheque o extrato do IR
O extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012, pelo qual é possível saber se o contribuinte caiu na malha fina, está disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR

De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.

Declaração retificadora
Caso a ferramenta indique pendências na declaração, causadas por erros cometidos pelo contribuinte, ele poderá fazer sua autorregularalização. Para isso, deve retificar a declaração, corrigindo os erros apontados pelo aplicativo. Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição, informou a Receita Federal.

A rapidez na retificação é recomendada também porque, caso a Receita já tenha iniciado procedimento de ofício, ela não poderá mais ser feita. Nesse caso, uma mensagem de impedimentos será exibida ao contribuinte que tentar fazer a retificação – e o mesmo terá que aguardar a notificação do leão.

No caso do contribuinte que caiu na malha fina, mas tem toda a documentação comprovando os dados declarados, a Receita orienta aguardar a notificação do Fisco, ou agendar atendimento em um dos postos do órgão para entregar esse documentos.

Fonte: G1


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

A partir de janeiro, SP terá 140 linhas de ônibus circulando de madrugada

'Corujão'. Serão 430 veículos, em dois sistemas: um percorrerá o traçado do metrô e outro funcionará de forma circular, em bairros com maior demanda, como a Vila Madalena; Prefeitura ainda promete reforçar a iluminação em mais de 100 pontos de conexão

Notícias Gerais, por Redação

Inflação oficial acumula alta de 6,7% em 12 meses, diz IBGE

Em junho, IPCA ultrapassou o teto da meta de inflação do governo. De maio para junho, a inflação desacelerou.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia têm pouca variação antes de leilão espanhol

As Bolsas de Valores da Ásia operaram em margens apertadas nesta quinta-feira, antes da venda de títulos espanhóis vista como um teste chave sobre o apetite dos investidores por risco, em meio a novos temores sobre a crise da dívida da zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

IBGE: 25% da riqueza do País está concentrada em cinco cidades

Brasília (4,1%), Curitiba (1,4%) e Belo Horizonte (1,4%), segundo estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega descarta medidas para conter valorização do dólar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou nesta quarta-feira (21) tomar medidas no âmbito do Ministério da Fazenda para conter a valorização do dólar ante o real.

Deixe seu Comentário:

=