Publicado por Redação em Previdência Corporate - 20/03/2014

Veja como declarar previdência privada no IR 2014

O contribuinte que faz aplicações em PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e em VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) precisa ficar atento na hora de informar os valores na declaração do IR.

É que, embora ambos sejam planos de previdência privada, o tratamento fiscal não é o mesmo.

No caso do PGBL, as contribuições são dedutíveis do IR, ou seja, elas podem ser abatidas no cálculo do imposto até o limite de 12% da renda anual tributável.

O contribuinte informa o PGBL na ficha Pagamentos efetuados (código 36). É preciso indicar o nome da instituição, o CNPJ e o valor aplicado no ano.

O VGBL é declarado na ficha Bens e direitos (código 97). É preciso indicar o nome do plano e o valor aplicado. Se o contribuinte fez a primeira aplicação em 2013 (por exemplo, R$ 15 mil), informa esse valor na coluna de 2013 (nesse caso, deixa em branco a de 2012).

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

7% da população já têm um plano de previdência aberta

O número de brasileiros que possuem um plano de previdência complementar aberta já equivale a 7% de toda a população. Esse percentual é ainda mais expressivo se forem excluídos do cálculo as crianças e idosos.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar pode exigir idade mínima ou aplicar redutor à aposentadoria

É possível a estipulação, no contrato de adesão a planos de previdência privada, de idade mínima para que o participante possa fazer jus ao benefício, ou a incidência de fator redutor à renda mensal inicial,

Deixe seu Comentário:

=