Publicado por Redação em Dental - 20/04/2012

Uso do Fio Dental vs. Revisão sobre Gengivite

Passar ou não o fio dental? Essa pode ser a pergunta que você se faz ao olhar no espelho.
Mesmo que você escove os dentes, existem benefícios em dizer sim ao fio dental, segundo uma revisão científica recente.  A revisão sistemática, que incluiu os resultados de 12 estudos controlados randomizados, concluiu que o uso regular do fio dental reduz os sinais da gengivite – quando associados à escovação regular dos dentes.

A revisão da base de dados Cochrane Library publicada online em dezembro de 2011 examinou a eficácia da escovação isolada e da escovação associada ao uso de fio dental no combate às doenças periodontais e à cárie dentária em participantes do estudo com 16 ou mais anos de idade.

O esforço foi realizado porque os revisores queriam determinar a eficácia do uso regular do fio dental, que é comumente recomendado e anunciado como um auxiliar na limpeza dentária.

“Os pacientes preocupam-se com frequência, e com razão, com o sangramento da gengiva e esta revisão mostra que o uso do fio dental é eficaz na redução da gengivite e da tendência das gengivas ao sangramento”, disse Dr. Trevor Johnson, um dos autores do estudo, ao Journal of the Canadian Dental Association. Dr. Johnson é vice-presidente do comitê da pesquisa no Royal College of Surgeons no Reino Unido.

A Associação Dental Americana possui informações públicas sobre o uso do fio dental, ADA.ORG (em inglês), que incluem uma lista de fios dentais que possuem o selo de aprovação da ADA e atendem os critérios da ADA de segurança e eficácia. Acesse a lista em ADA.ORG Floss

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Obesos são mais propensos a ter doenças bucais

Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 49% da população brasileira estão acima do peso. A obesidade é um problema enfrentado no mundo inteiro e encarado como epidemia, até mesmo à frente da desnutrição.

Dental, por Redação

Pare de ranger os dentes em cinco passos

O ato de ranger os dentes – conhecido como bruxismo – pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema.

Dental, por Redação

Higiene bucal pode ser grande aliada da saúde do coração, diz especialista

Os cuidados com a higiene bucal vão muito além de um belo sorriso e de um hálito fresco. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.

Deixe seu Comentário:

=