Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 18/07/2011
Unimed reformula seu parque de servidores
A Unimed Grande Florianópolis reformulou o seu parque de servidores. O projeto foi assinado pela HP, que iniciou a implantação no último trimestre de 2010 e colocou o ambiente em produção no começo deste ano. As informações são do site Baguete.
No intuito de suprir a demanda da cooperativa médica por ampliação da capacidade de armazenamento a empresa projetou uma solução eu possui relação com storage e servidores virtualizados, além de realizar trabalhos de gerenciamento de data center e prover a manutenção de investimentos em estrutura legada.
De acordo com a Unimed,HP sugeriu que ao invés da substituiçãodo parque legado, fosse feita a criaçãp de um novo ambiente virtualizado, que se integrasse ao legado. Sem perda dos investimentos já realizados.
Desta forma foi implantado um site baseado na solução HP P 4000, sistema de armazenamento Com base em arquitetura de Grid Storage. Com isso, foi criada a contingência do ambiente pré-existente, integrando equipamentos concorrentes previamente adquiridos e que, conforme as avaliações iniciais da cooperativa seriam descartados.
O projeto englobou, ainda, a renovação de toda a arquitetura de rede da cooperativa, que agora é baseada em iSCSI, e não mais em tecnologia de fibra.
Além disso, também entraram na lista ações voltadas ao processamento, com instruções de bancos de dados e aplicativos, juntamente com a implementação de uma camada de virtualização baseada em tecnologia VMware.
A nova estrutura conta, ainda, com servidores com tecnologia Blade, usando enclousure C7000 e lâminas BL460c-G6, solução de storage HP P4000 com capacidade de 28 TB e uma biblioteca robotizada MSL4048, com dois drives para o backup. De acordo com a Unimed, o projeto salvou a organização de uma possível interrupção ou lentidão no atendimento por conta da falta de capacidade de processamento.
Com a solução desenhada pela HP, o executivo informa que o storage anterior tornou-se um repositório de arquivos, integrando todo o legado existente ao novo ambiente. No novo ambiente virtualizado, a cooperativa pode criar servidores em dez minutos, atendendo às novas demandas mais rapidamente.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 18.07.11