Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/06/2015

Três casos de Zika Vírus são confirmados no sertão de Alagoas

Zika vírus é transmitido pelo Aedes aegypti

Ocorrência da doença foi no município de Mata Grande, no sertão alagoano que se limita com cidades pernambucanas

Após a conclusão dos exames enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, foram confirmados três casos do Zika Vírus em Alagoas. Os pacientes foram atendidos no início deste ano, no município de Mata Grande, que faz limites com municípios de Pernambuco onde já foram notificados quase dez casos da doença.

O Zika Vírus é do gênero Flavivírus, proveniente da Uganda, na África, e está presente também na Ásia, Oceania e América do Sul, sendo transmitido pelo Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a febre do chikungunya. As primeiras notificações da doença ocorreram em 2014, no Rio Grande do Norte e, este ano, também já foram registrados casos no Maranhão, Paraíba, Bahia, São Paulo e no Pará.

Apesar de ser nova para os brasileiros, os cuidados com a prevenção devem ser os mesmos adotados para a dengue, segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira. Isso porque, segundos estudos internacionais, apenas 18% dos casos de Zika Vírus apresentam sinais ou sintomas e, quando surgem, desaparecem entre o terceiro e sétimo dia após o início.

Fonte: Jornal Tribuna Hoje


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Felicidade e otimismo reduzem risco de doenças cardíacas

Cientistas acreditam que um senso de bem-estar pode reduzir fatores de risco que induzem a doenças cardíacas, como pressão alta e colesterol elevado.

Saúde Empresarial, por Redação

Site ajuda a encontrar atendimento médico e remédios gratuitos

É lançado o Saútil , portal de internet que facilita o acesso aos recursos de saúde gratuitos disponíveis para a população brasileira. O nome do site surgiu a partir desse conceito, Saútil = saúde + útil.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministro descredencia 16 mil profissionais por fraude na Saúde

Com auditorias preventivas, foram descredenciados 11 mil agentes de saúde, 3,5 mil profissionais do PSF e 2 mil equipes da saúde bucal de janeiro até setembro deste ano

Deixe seu Comentário:

=