Publicado por Redação em Dental - 09/06/2011

Tratamento com laser ajuda a combater mau hálito

Cientistas do Hospital Meir, do Centro Médico Safir, em Israel, concluíram em uma pesquisa que o tratamento à base de laser pode ajudar a combater o mau hálito.

A descoberta é para os casos em que o mau hálito persiste mesmo com uma boa higiene bucal. Nesses casos, o hálito ruim é atribuído às amígdalas.

Por isso, os pesquisadores analisaram 53 pacientes que tiveram suas amígdalas tratadas por 15 minutos com laser. O tratamento foi considerado bem sucedido pelos cientistas.

Muitos críticos, no entanto, ainda acreditam que a melhor maneira de evitar o mau hálito é escovar os dentes regularmente e fazer uso de fio dental.

Amígdalas

O estudo concluiu que todos os pacientes que participaram da pesquisa tinham mau hálito devido ao mau cheiro das amígdalas e não por problemas dentários ou na gengiva.

Reforçando essa tese, os cientistas contam que, quando massagearam as amígdalas dos pacientes, se depararam com secreções mau cheirosas, dando indicações que o problema era o odor das amígdalas.

Todos os pacientes foram tratados com laser por apenas uma sessão de 15 minutos e foram examinados novamentes após seis semanas para uma avaliação.

Dos 53 pacientes, 28 ficaram curados com apenas uma sessão. Os outros foram submetidos a uma ou duas sessões a mais, de acordo com os pesquisadores.

Richard Price, consultor da Associação Dentária Americana, disse que o procedimento com laser pode ser útil como uma última alternativa, mas que as amígdalas são responsáveis por apenas cerca de 6% dos problemas de halitoses.

"Tente o tratamento convencional primeiro. Limpar as amígdalas e utilizar antisséptico bucal costuma funcionar para a maioria das pessoas", disse o consultor à revista New Scientist, que publicou o estudo.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 09.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Obesos são mais propensos a ter doenças bucais

Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 49% da população brasileira estão acima do peso. A obesidade é um problema enfrentado no mundo inteiro e encarado como epidemia, até mesmo à frente da desnutrição.

Dental, por Redação

Novidades tecnológicas fazem dentistas detectar cáries antes ignoradas

Até 2010, Amelia Nuwer, de 22 anos, costumava ir ao dentista anualmente na sua cidade natal Biloxi, no Estado do Mississippi. E a cada ano ela recebia um atestado de que gozava de plena saúde bucal: segundo ele, não havia necessidade de fazer restaurações.

Deixe seu Comentário:

=