Publicado por Redação em Dental - 29/11/2012

Tome cuidados especiais no pós-operatório

Tratamentos ortodônticos, dentes do siso, fraturas e canais podem ser alguns dos motivos para dizer adeus a alguns dentes. Mas, para garantir o sucesso desse procedimento é preciso tomar alguns cuidados com o pós-operatório. Além da dor, o inchaço é incômodo, mas há meios para amenizar esses sintomas.

É difícil alguém passar ileso na vida sem uma extração dentária. Tratamentos ortodônticos, dentes do siso, fraturas e canais podem ser alguns dos motivos para dizer adeus a alguns dentes. Mas, para garantir o sucesso desse procedimento é preciso tomar alguns cuidados com o pós-operatório. “Importantíssimo como os cuidados na cirurgia, o pós-operatório tem efeitos nos resultados finais”, diz o cirurgião-dentista, Milton Sabino.
Além da dor, o inchaço é incômodo, mas há meios para amenizar esses sintomas. A cicatrização pode demorar em torno de 30 a 60 dias, mas depois de uma semana o ferimento já está um pouco mais protegido por uma membrana. “Os cuidados são básicos e o paciente deve seguir as orientações do dentista para que os resultados sejam satisfatórios”, afirma Milton.

Cuidados básicos

1 - Tomar medicamentos indicados e nos horários determinados. Se necessário, coma algo leve e tome os medicamentos de 20 a 30 minutos depois.
2 - Mantenha repouso e não fale muito. Isso evita a ruptura das suturas (pontos).
3 - Faça uso de gelo no local para ajudar contra o processo inflamatório e evitar inchaço e dor.
4 - Evite exposição ao sol ou temperaturas elevadas, pois podem causar hemorragias.
5 - Evite bochechos nas primeiras 72 horas após a extração, principalmente quando se faz uso de membranas e películas para preservação óssea. O indicado é apenas colocar a água na boca e deixá-la escorrer no ralo. O esforço para cuspir também pode ser prejudicial.
6 - Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada e evite alimentos duros, fibrosos e ácidos. Alimentos quentes podem aumentar a chance de sangramento. Opte por sorvetes para amenizar a dor e também parar o sangramento pós-cirúrgico.
7 - Mesmo com o receio de ter sofrido uma cirurgia, manter a higiene bucal é fundamental, com escovação, fio dental e outros produtos indicados pelo seu dentista.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça alternativas para melhorar o sorriso

Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento.

Dental, por Redação

Consultórios odontológicos móveis atendem 80 mil índios

O programa Brasil Sorridente Indígena chega a três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do País: Alto Rio Purus (AC/AM/RO), Alto Rio Solimões (AM)

Dental, por Redação

Jovens com asma apresentam maior risco de cárie

Asma e cárie dentária - dois dos problemas de saúde mais comuns que afetam crianças, adolescentes e jovens adultos - podem ser um golpe duplo, segundo uma pesquisadora da Suécia.

Deixe seu Comentário:

=