Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/09/2011

Tecnologia Watson, da IBM, será usada em tratamentos médicos

A WellPoint, uma das maiores seguradoras de saúde dos Estados Unidos, e a IBM fizeram um acordo para usar comercialmente a tecnologia Watson, que pode ajudar médicos a identificar as melhores opções de tratamento.

O novo sistema em desenvolvimento terá a habilidade de checar grandes quantidades de literatura médica e chegar às melhores soluções de tratamento, disseram as empresas, em um anúncio.

A WellPoint, que tem 34,2 milhões de membros, integrará a grande base de dados e a alta velocidade do Watson às informações existentes de seus pacientes, o que pode ajudar na escolha de opções de tratamento e medicamentos.

O programa, a primeira aplicação comercial do Watson, combinará dados de três fontes: cadastro eletrônico e tabela dos pacientes de um médico ou hospital, histórico do plano de saúde de medicamentos e tratamentos e a imensa biblioteca de livros e periódicos médicos do Watson.

A IBM diz que o computador pode examinar tudo isso e responder uma questão em pouco tempo, oferecendo vários diagnósticos e tratamentos possíveis, classificados em ordem de convicção do computador e com as bases das respostas.

A WellPoint espera empregar o Watson no começo do ano que vem e deve trabalhar com alguns grupos de médicos em pilotos clínicos.

Nenhuma das partes envolvidas revelaram os valores do acordo. Manoj Saxena, gerente-geral de uma divisão da IBM, disse que essa é a primeira vez que o Watson dá dinheiro para a empresa --o US$ 1 milhão que ele ganhou no programa de TV "Jeopardy!", em que derrotou competidores humanos, foi usado para caridade.

O nome da tecnologia é uma homenagem ao fundador da empresa, Thomas J. Watson.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 12.09.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Plano de saúde que negar cobertura deve se explicar por escrito

Regra que obriga apresentação de justificativa entra em vigor nesta terça. Pedido de explicação deverá ser feito pelo beneficiário.

Saúde Empresarial, por Redação

Pressão do governo pode forçar consolidação na saúde

Na área de saúde suplementar privada, com mais de 1.300 operadoras em atuação - dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) -, a possibilidade de haver uma concentração de "poder" na mão de grandes players fica ainda mais evidente.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS define regras para a manutenção de plano de saúde por demitidos e aposentados

A cobertura assistencial deverá ser idêntica à vigente durante o contrato de trabalho

Deixe seu Comentário:

=