Publicado por Redação em Mercado - 27/05/2022

Tecnologia na área da saúde revoluciona cuidado e atendimento de pacientes

Os avanços da tecnologia vêm impactando positivamente profissionais de saúde e pacientes, nas fases de prevenção, diagnóstico e tratamento. Segundo o relatório State of Digital Health, divulgado pela plataforma norte-americana de inteligência de mercado CB Insights, o investimento global em saúde digital bateu recorde em 2021, superando os 50 bilhões de dólares, com um aumento de quase 80% em relação ao ano anterior. As inovações e soluções digitais também otimizam o atendimento na área da saúde e a melhoria dos serviços como um todo.

"A tecnologia ganha uma importância enorme no setor de saúde, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes. Devemos usar e abusar de processos e ferramentas que facilitem e, principalmente, aprimorem os cuidados e as rotinas que se referem à saúde das pessoas”, pontua Marcos Moraes, diretor da vertical de saúde do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

Wearables que salvam vidas 

Um exemplo de como a tecnologia pode transformar o cuidado com a saúde vem de uma solução que tem sido desenvolvida pelo Grupo FCamara. Trata-se de uma iniciativa de telemonitoramento inteligente de saúde que se integra à wearables - wearables são dispositivos tecnológicos que podemos vestir ou usar como acessórios. Neste caso, é um relógio que coleta dados como frequência cardíaca, saturação de oxigênio, quantidade de passos, nível de estresse e qualidade de sono. Ao detectar níveis anormais que possam representar algum risco, é feito um disparo, alertando o profissional de saúde responsável.

"Um exemplo que tivemos, foi a plataforma acusar situação de risco para um paciente que estava assintomático. O médico entrou em contato com ele imediatamente, realizou uma consulta, prescreveu alguns medicamentos e depois confirmou, por meio de exames, que isso evitou um AVC, pois havia indícios de que isso poderia ter acontecido sem a interferência médica”, relata  Bruna Souza, estrategista digital da vertical de saúde do Grupo FCamara.

Para Marcos, a tecnologia agregada à área de saúde só traz benefícios para os profissionais, gestores de clínicas, consultórios e hospitais, e, principalmente para os pacientes. “É importante que cada estabelecimento e/ou profissional conheça qual a tecnologia em potencial pode ser usada naquele determinado momento, mas, em geral e felizmente, hoje temos tecnologias que detectam doenças e problemas potenciais, como é o caso dos wearables por exemplo, que podem resolver à distância esses problemas e são vantajosos para ambos os lados. A expectativa é seguir trazendo soluções na área de saúde que revolucionem o mercado e solucionem problemas”, conclui o diretor.

Além dessa iniciativa de telemonitoramento, o Grupo FCamara tem um posicionamento estratégico para o segmento de saúde como um todo, incluindo ofertas voltadas à interoperabilidade de dados, jornada completa de inovação para fomentar ideias a partir de todos os colaboradores (incluindo os profissionais da linha de frente), princípios de design com foco em melhorar a experiência de pacientes e profissionais de saúde no geral dentro de uma determinada jornada, entre outros posicionamentos.

 

Fonte: Saúde Business


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