Publicado por Redação em Vida em Grupo - 22/11/2011
Tecnologia a serviço das seguradoras
O mercado de seguros não ficou de fora da lista de setores que, cada vez mais, usam as inúmeras opções tecnológicas disponíveis hoje em dia para facilitar a vida das pessoas. É o caso dos clientes da Liberty Seguros, que podem ter acesso via smartphone e tablet ao menu “Meu Espaço”. Esta ferramenta está locada no site da companhia e por meio dela o segurado tem acesso a todas as informações sobre suas apólices de seguro.
O objetivo é permitir mais agilidade e eficiência e reunir, em ambiente exclusivo, todas as informações de interesse do segurado, como download de manuais, dados da apólice (vigência), serviços adicionais contemplados na apólice, entre outras informações. Por meio da ferramenta também é possível visualizar os pagamentos realizados (assim como os que estão em aberto) e comunicar sinistro. “Queremos oferecer mais comodidade aos clientes para que, em poucos cliques, ele tenha acesso a todas as informações sobre o produto que contratou”, afirma Adriana Gomes, diretora de Marketing da Liberty.
Apesar de originalmente desenvolvido para desktop, o “Meu Espaço”, quando acessado por smartphone ou tablet, permite a mesma funcionalidade. A versão para desktop também foi reformulada. Ganhou novo layout e está mais moderna: foi desenvolvida com tecnologia de Web 2.0. Com a intenção de oferecer maior conveniência aos seus segurados, a Liberty Seguros prevê o desenvolvimento de novos serviços para a seção. O ambiente pode ser acessado no endereço http://www.libertyseguros.com.br/meuespaco.
Outro caso que pode ser usado como exemplo é o grupo Bradesco Seguros, que está iniciando a comercialização de seguros por meio de telefonia móvel e de POS (Point of Sales). O foco é a população de baixa renda das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. As vendas terão inicio em janeiro de 2012, mas em dezembro deste ano já serão realizados os primeiros testes.
Essa iniciativa conta com a parceria da Vayon Insurance Solution, empresa de tecnologia e negócios especializada no desenvolvimento de soluções para o mercado de seguros. O grupo desenvolveu uma tecnologia inédita no Brasil, que integra processos de venda e reduz significativamente os custos de aquisição das apólices.
A novidade faz parte do projeto “Proteção Bradesco Fácil Acesso”, que venceu o concurso Innovation Grants 2011, promovido pela Microinsurance Innovation Facility, uma divisão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), especializada na promoção do microsseguro. Entre os projetos concorrentes deste ano, de diversas partes do mundo, o trabalho da Bradesco foi escolhido por ter apresentado a melhor proposta para o tema “Escala e eficiência a partir de soluções tecnológicas inovadoras”.
Fonte:http://www.segs.com.br|22.11.11