Publicado por Redação em Carreira - 22/11/2019
Team Bulding: motivação para equipes, produtividade para empresas
Podemos dizer que Team Building é a palavra do momento. E por quê? Em primeiro lugar, é preciso lembrar que existem grupos, equipes de alta performance. Grupos são apenas um coletivo humano, um conjunto de pessoas. Por outro lado, equipes possuem um objetivo comum e compartilhado, além de habilidades complementares e confiança entre os membros.
A diferença é grande. De igual modo, há singularidades que definem as equipes de alta performance. Por sua vez, estas possuem paixão pelo trabalho, sinergia no agir e objetivos desafiadores. O Team Building é um tipo de treinamento, mas ao invés de propor o aperfeiçoamento do conhecimento técnico dos funcionários, ele é focado em aprofundar as relações, afinal, o trabalho em equipe agrega muito valor à cultura de uma organização.
Vamos resumir de modo mais simples. O Team Building incentiva a prática de atividades dinâmicas fora da empresa, normalmente ao ar livre, como o arvorismo, a escalada, ou esportes que envolvam desafios, com o propósito de engajar e divertir os participantes. Movimentos como estes podem até parecer pouco impactantes, porém, possuem uma enorme capacidade de transformação do cenário de relacionamentos de uma equipe.
Como aplicá-lo?
Para começar a construir uma equipe de alto desempenho, o primeiro passo é ter um propósito que indique onde todos devem chegar. Assim, é possível fazer com que os integrantes “remem” na mesma direção e alcancem melhores resultados. Algumas ações que podem ser aplicadas o Team Bulding em uma empresa são:
Realize treinamentos fora da empresa
Em geral, os treinamentos acontecem dentro da empresa, um ambiente mais sério e que deixa espaço para pouca descontração. Aproveite um final de semana e leve a equipe para um treinamento fora da companhia, algo mais inovador e descontraído para todos.
A atividade não necessariamente precisa ter relação com o trabalho
Algumas vezes, é até melhor que não tenha mesmo, especialmente quando o intuito é incentivar o aprofundamento das relações.
Invista em atividades outdoor
Há muitas atividades que podem ser feitas fora da empresa e que, certamente, serão importantes no bem-estar comum e no senso de equipe. Então, que tal convocar todos para praticar arvorismo, caça ao tesouro, canoagem ou outra prática diferente?
Todas essas atividades demandam maior entrosamento dos profissionais e geram comunhão e compromisso, visando a um único resultado, ou seja, quase tudo o que uma equipe de alta performance precisa ter.
Comece a implementar técnicas de gamificação
Nos últimos tempos, a gamificação tem se popularizado bastante. Basicamente, é uma técnica que consiste em incluir elementos lúdicos (de jogos) nas tarefas diárias e mais tradicionais. Com isso, tudo pode ficar mais interessante e as tarefas podem ser vencidas pelo time de funcionários. Imagine programas de organização mais tradicionais, como o 5S. Se eles forem gamificados, as equipes podem acumular pontos na execução das tarefas, avaliar o progresso feito e trocar os pontos acumulados por prêmios e benefícios, como um dia de folga remunerado ou um almoço pago ao time, por exemplo.
Para Flora Alves, especialista em desenvolvimento humano e idealizadora do Trahentem, as empresas precisam estar em constante renovação para preservar clientes antigos e conquistar novos, além de melhorar sua performance e resultados. “Para isso, é preciso se manter investindo no capital intelectual da empresa e se preocupando com os colaboradores e suas relações uns com os outros, pois uma equipe formada por indivíduos com comportamento proativo, capacidade de liderança, unidos, confiantes e dispostos a resolver conflitos em conjunto trazem um grande e importante diferencial para a empresa, sendo o Team Building um excelente aliado para isso”, finaliza.
Fonte: Revista Melhor