Publicado por Redação em Vida em Grupo - 29/06/2012

Susep publica regras para autorizar venda de microsseguro

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), as regras para autorização da venda de microsseguro, apólices de baixo valor voltadas para a população de menor poder aquisitivo.

De acordo com a publicação, as regras criam a figura do corretor de microsseguro, pessoa da comunidade que será treinada e autorizada pelo órgão regulador como intermediário, desde que esteja habilitado para isso.

As normas permitem, ainda, o uso de correspondentes de microsseguros, como forma de estreitar a relação com o consumidor.

Para ofertar e promover planos de microsseguros, os fornecedores terão de estabelecer contrato ou firmar convênio com as com as sociedades seguradoras. Já as seguradoras deverão registrar o estabelecimento junto à Susep.

Segundo as regras, o prazo mínimo de vigência das coberturas de microsseguro será de um mês. As sociedades seguradoras e entidades abertas de previdência complementar deverão protocolar junto à autarquia os planos de microsseguro, incluindo condições gerais ou seus regulamentos.

Outras normas

A circular também limita o valor das coberturas nas apólices, para que o produto seja caracterizado como microsseguro. Entre os serviços está a perda de bagagem (R$ 1 mil), seguro de vida (R$ 24 mil) e reembolso de despesas com funeral (R$ 4 mil).

A regulamentação ainda permite uso de celular na venda de seguros e a inclusão de sorteios pela capitalização.

Os bilhetes de microsseguro emitidos pelas sociedades seguradoras deverão conter informações como: nome do plano ao qual se vincula o documento; nome e CNPJ da sociedade seguradora; número do processo administrativo de registro junto à Susep; número de controle do bilhete; entre outros.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Coaching, a profissão do momento

Com um bom curso e uma boa instrução, é possível se adaptar e tomar as rédeas do mercado. 

Vida em Grupo, por Redação

Sucesso do cliente é tão importante quanto o crescimento do corretor

A palestra “Destacando os pontos de liderança, trabalho em equipe, harmonia, sintonia”, apresentada pelo professor Luis Marins, durante o 28º Encontro dos Corretores de Seguros de São Paulo, em Águas de Lindóia, mostrou a importância do corretor de seguros trabalhar com foco total no cliente.

Vida em Grupo, por Redação

Brasileiro é fiel à seguradora e se importa com marca

A pesquisa Global Insurance Customer Survey, realizada pela Ernst & Young em 23 países, com cerca de 24 mil consumidores, mostra que o aumento da exigência e o acesso às tecnologias significam que a indústria de seguros está encarando um cliente mais informado e, portanto, mais seletivo.

Vida em Grupo, por Redação

Inclua o seguro de vida em seu planejamento financeiro

Os brasileiros estão cada vez mais empenhados em assegurar um confortável futuro a seus familiares. Prova disso é que em 2011 a venda de seguro de vida cresceu 25% em relação ao ano anterior.

Deixe seu Comentário:

=