Publicado por Redação em Dental - 04/02/2015

Suplementos de proteína podem causar mau hálito

O verão está aí e a preocupação com o corpo já está a todo vapor. Mas é bom tomar cuidado com o tipo de produto que será usado para ajudar a chegar ao objetivo desejado, pois alguns suplementos de proteína podem causar mau hálito.
Um dos motivos que levam uma pessoa a desenvolver a halitose de uma forma geral é a presença de bactérias anaeróbicas na boca (que se acumulam principalmente por causa da diminuição da saliva e da falta de higiene bucal). Essas bactérias se alimentam, entre outras coisas, de muita proteína.

“O suplemento é um alimento muito rico em proteína e, quando consumido em excesso, pode causar mau hálito, pois as bactérias que se alimentam dessas proteínas liberam os CSV (Compostos Sulfurados Voláteis) que são os gases do mau hálito”, diz Jacqueline Chaves Duarte, dentista responsável pela clínica Hálito Puro e membro da ISBOR (International Society of Breath Odor Research).

Com o consumo constante desse tipo de suplemento, como fazem muitos atletas, as bactérias se proliferam com mais facilidade e rapidez, pois encontram na boca bastante alimento para isso. A junção desses microorganismos com os restos de comida contribuem para a formação da saburra lingual (placa esbranquiçada que se forma no fundo da língua), uma das principais causas do mau hálito.

“Quem faz o consumo desses suplementos com frequência deve beber pelo menos dois litros de água por dia e fazer uso diário do raspador de língua”, diz a especialista.

Dietas
E se o problema é o consumo excessivo de proteínas, o cuidado também deve acontecer com dietas alimentícias ricas dessa substância. O consumo excessivo de carne, ovos, leites e derivados pode causar na boca o mesmo distúrbio que o suplemento causa. Portanto, uma dieta balanceada, com todos os tipos de alimentos e vitaminas é o mais indicado para a saúde do corpo e da boca.
Suplementos termogênicos
Outros inimigos do hálito fresco são os suplementos termogênicos. Isso porque após o consumo dessas substâncias, que aumentam a temperatura do corpo, o organismo intensifica a produção de suor para reequilibrar a temperatura alterada.

“O suor em excesso faz o atleta perder muitos sais minerais e água e isto pode causar desidratação e boca seca. A boca ressecada começa a descamar e essa escama acaba se depositando na língua, contribuindo também para a formação da saburra lingual”, diz Jacqueline.
 
Higienização é tudo
Como é possível perceber, apesar do consumo desses suplementos prejudicar a saúde da boca e o frescor do hálito, não há a necessidade de parar de ingeri-los. Mantendo a saúde bucal correta e em dia (com o uso de fio dental e raspadores linguais), consumindo bastante água e fazendo uma dieta balanceada, qualquer inimigo da boca terá menos chance de se desenvolver.  

Fonte: terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito atinge 50% da população

 A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta .

Dental, por Redação

Mulheres devem ficar atentas à saúde bucal; saiba por quê

No caso das mulheres, um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher

Dental, por Redação

Aprenda a fazer antisséptico bucal em casa

Muitos dentistas alertam para o uso moderado de antissépticos bucais. Na verdade, o recomendado é conversar com o dentista para ver a real necessidade de lançar mão do enxaguante oral para eliminar bactérias e manter o hálito fresco.

Dental, por Redação

Pessoas com necessidades especiais têm direito a tratamento odontológico especial

Muitos cirurgiões-dentistas atendem pessoas com necessidades especiais em seus consultórios e o fazem muito bem. Mas, apesar de toda boa intenção por parte dos profissionais, alguns pacientes passam por experiências desagradáveis e traumáticas por falta de abordagem adequada.

Deixe seu Comentário:

=