Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/05/2013
STJ aprova desaposentadoria sem devolução de valores
A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou na tarde desta quarta-feira que o aposentado tem o direito de renunciar ao benefício para requerer nova aposentadoria em condição mais vantajosa - processo chamado desaposentadoria -, e que para isso ele não precisa devolver o dinheiro que recebeu da Previdência.
De acordo com o STJ, a Seção afirma que a renúncia à aposentadoria, para fins de concessão de novo benefício, não implica o ressarcimento dos valores percebidos. "Os benefícios previdenciários são direitos patrimoniais disponíveis e, portanto, suscetíveis de desistência pelos seus titulares, dispensando-se a devolução dos valores recebidos da aposentadoria a que o segurado deseja renunciar para a concessão de novo e posterior jubilamento", afirmou, em nota, o relator do caso, ministro Herman Benjamin.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
Moradores dos municípios de Craíbas e Igreja Nova, ambos em Alagoas, não precisarão mais se deslocar da sua cidade de origem para requerer benefícios previdenciários.
Previdência Corporate, por Redação
O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, destacou que espera manutenção positiva das receitas da Previdência Social ao longo de 2012. "Não há nenhuma alteração de manter tendência positiva de receitas, e de um bom resultado deste ano.
Previdência Corporate, por Redação
Os brasileiros estão cada vez mais preocupados em ter uma vida confortável na terceira idade. É o que mostram dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) divulgados recentemente.
Previdência Corporate, por Redação
Brasília Os líderes partidários decidiram, ontem, em reunião com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), adiar para hoje a votação do projeto de lei que cria o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp),
Previdência Corporate, por Redação
O valor total das emendas individuais destinadas à construção de agências da Previdência Social (APS), apresentadas por deputados federais e senadores ao Orçamento da União de 2012, chegou a R$ 59,8 milhões.
Deixe seu Comentário: