Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/05/2012

SP é a cidade mais atrativa para investimentos na AL, diz estudo

A cidade de São Paulo é a mais atrativa para investimentos na América Latina, segundo um estudo de analistas colombianos e chilenos divulgado nesta terça-feira em Bogotá.

No ranking, a capital paulista é seguida de Santiago e Cidade do México no Índice de Atratividade de Investimentos Urbanos (Inai) de 2012, resultado de uma pesquisa do Centro de Pensamento em Estratégias Competitivas (Cepet) da Universidade de Rosário (Colômbia) e da empresa Inteligência de Negócios do Chile (IDN).

Outras três cidades brasileiras aparecem entre as dez primeiras colocadas. Porto Alegre teve destaque, ficando à frente de Rio de Janeiro (7º), que caiu três posições, e Belo Horizonte (10º).

São Paulo ocupa a liderança do ranking pela força de sua região metropolitana, o tamanho de sua economia, o avanço de sua educação superior, o volume de sua Bolsa de Valores e a presença de grandes multinacionais. Santiago foi desbancada da liderança, que ocupava desde o ano passado, mas os responsáveis pelo estudo asseguram que o Chile continua a ser o país mais competitivo da América Latina.

Completam as dez primeiras posições Lima (4º), Bogotá (5º), a mexicana Monterrey (8º) e Buenos Aires (9º).

O diretor do Cepet, Saúl Pineda, e o diretor-executivo da IDN, Rodrigo Díaz, ressaltaram o "alto predomínio" de cidades brasileiras e mexicanas entre os dez primeiros lugares do Inai de 2012.

O Cepet e a IND desenvolvem em conjunto, desde 2010, um ranking dos centros urbanos latino-americanos mais atrativos para investimento.

VEJA O RANKING

Cidade Posição atual Posição em 2011 Pontuação
São Paulo 1 2 95,2
Santiago 2 1 93
Cidade do México 3 3 84,5
Lima 4 7 75,8
Bogotá 5 9 74,7
Porto Alegre 6 18 71,6
Rio de Janeiro 7 4 71,4
Monterrey (México) 8 8 69,5
Buenos Aires 9 5 69,5
Belo Horizonte 10 14 68,7

Fontes: Cepet e IDN


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ministério da Fazenda já tem medidas de incentivo prontas

A equipe econômica está fazendo uma espécie de "marcação a mercado" dos dados econômicos que estão saindo para definir o momento adequado para o anúncio de novas medidas de estímulo.

Notícias Gerais, por Redação

Nova regra da poupança é publicada no Diário Oficial

A nova regra de rentabilidade da caderneta de poupança foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4). O anúncio da mudança foi feito na noite de ontem (3) pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado espera nova queda da taxa básica de juros nesta semana

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para amanhã e quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Letras financeiras captam R$ 134 bilhões em quase dois anos

Em pouco mais de um ano e meio de existência das letras financeiras (LFs), as instituições do setor arrecadaram R$ 134,2 bilhões por meio do papel.

Deixe seu Comentário:

=