Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/11/2024
"Síndrome do Domingo": Como Combater a Ansiedade Pré-Semana de Trabalho
O domingo à noite chega com a aproximação de mais uma semana de trabalho – e, para muitos, traz uma ansiedade com a qual é difícil de lidar.
Seja pela sensação de frustração ao perceber que o fim de semana passou e você mal conseguiu aproveitar, ou pelo choque ao lembrar da lista de tarefas que precisa terminar, esse momento pode trazer à tona um “banho de realidade”.
No entanto, existem algumas estratégias comprovadas pela ciência que podem te ajudar a ajustar a sua mentalidade e tornar as últimas horas do fim de semana mais agradáveis, em vez de motivo de ansiedade.
Confira duas delas:
Planeje atividades em grupo
Estudos mostram que a conexão social e o envolvimento em atividades de lazer com outras pessoas têm um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar.
Uma pesquisa de 2020 mostra que, entre os fatores associados à depressão – como privação de sono, alimentação inadequada e baixa conexão social – ter um círculo forte com amigos e família é o maior fator que protege as pessoas desse quadro. Isso se aplica até mesmo para indivíduos com predisposição genética ou biológica a sintomas depressivos.
Outro estudo, também de 2020, conduzido pela Universidade de Harvard e publicado no Journal of Positive Psychology and Wellbeing, constatou que participar de atividades relacionadas a conexões sociais e compromissos institucionais, como voluntariado ou envolvimento em organizações comunitárias, pode gerar um impacto substancial no bem-estar.
Participar de atividades com pessoas de que você gosta fortalece seus laços sociais e melhora seu humor, ajudando a reduzir a ansiedade e o sentimento de solidão, comuns nos domingos à noite. Isso pode incluir caminhar com um amigo, participar de uma aula coletiva ou se reunir para jantar.
Reservar tempo para essas atividades aos domingos não só eleva seu humor e diminui a ansiedade, como também torna as últimas horas do fim de semana mais prazerosas. E, como bônus, ao planejar algo divertido para a noite de domingo, você não terá tempo de se deixar levar pela melancolia desse momento.
Mantenha um ciclo consistente de sono
Um estudo de 2021 com 2.115 médicos residentes analisou o sono por meio de dispositivos vestíveis, o humor diário por um aplicativo e sintomas depressivos pelo Patient Health Questionnaire durante o primeiro ano de treinamento desses profissionais. A pesquisa mostrou que a redução do tempo total de sono, o hábito de dormir mais tarde e a irregularidade nos horários de sono e de despertar estavam associados a um aumento nos sintomas depressivos a longo prazo.
A curto prazo, a ausência de um ritmo circadiano consistente resultou em piora no humor no dia seguinte.
Por isso, manter consistência nos horários de sono e garantir uma duração adequada são essenciais para melhorar o humor e reduzir a ansiedade, especialmente se seus padrões de sono mudam drasticamente nos fins de semana.
Para recuperar o controle sobre os domingos à noite, uma das melhores coisas que você pode fazer é estabelecer um horário regular para dormir e segui-lo, mesmo nos finais de semana. Isso ajuda seu relógio biológico a se ajustar a um ritmo consistente, tornando mais fácil adormecer e acordar no mesmo horário todos os dias.
Outra dica é se expor à luz natural pela manhã, o que sinaliza ao cérebro que é hora de despertar e começar o dia.
Você também pode optar por despertadores que aumentem gradualmente a luminosidade ou o volume, ou que toquem sons agradáveis ou músicas, para tornar o despertar mais suave e prazeroso.
Torne o trabalho mais agradável – ou pelo menos tolerável
Se a “Síndrome do Domingo” está presente em todos os seus finais de semana, é importante entender a causa raiz desse problema.
Pergunte-se:
- Quando você começou a sentir estresse ou ansiedade em relação à semana de trabalho? Houve alguma situação ou pessoa que mudou sua perspectiva sobre o trabalho?
- De quais aspectos específicos do seu trabalho você não gosta? Como você pode eliminá-los ou minimizá-los?
- A quem você pode recorrer quando estiver sentindo ansiedade em relação à semana de trabalho?
- Comece refletindo sobre maneiras de tornar o ambiente de trabalho mais prazeroso ou, ao menos, mais suportável.
Uma técnica útil é incorporar pequenas atividades que você goste na sua rotina ao longo da semana. Isso pode incluir tomar um lanche gostoso no intervalo, fazer exercícios antes do expediente ou planejar um encontro com um amigos ou familiares no meio da semana.
Otimismo para iniciar a semana
Aproveitar os benefícios das interações sociais e manter um ciclo de sono consistente são métodos comprovados para melhorar o humor. Adotar essas estratégias não só alivia imediatamente os sentimentos de tristeza e ansiedade típicos do domingo à noite, como também muda sua percepção sobre o fim de semana como um todo.
É normal sentir a “Síndrome do Domingo” ocasionalmente. No entanto, se você está frequentemente enfrentando uma melancolia ou ansiedade em relação ao trabalho e se sente estagnado, pode ser útil buscar apoio profissional.
Um terapeuta ou consultor de carreira pode te ajudar a analisar sua situação e trabalhar para encontrar um novo cargo mais alinhado aos seus interesses e objetivos.
Fonte: Forbes
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.