Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/09/2014

Serviços registram em julho o menor crescimento mensal desde 2012



Nem mesmo a Copa do Mundo e o impulso dado pelo evento a alguns segmentos livrou o setor de serviços de seu pior desempenho em julho. O crescimento foi de 4,6%, em termos nominais (sem descontar a inflação) e na comparação com o mesmo mês de 2013. O resultado é o mais baixo de toda a série histórica do IBGE, iniciada em 2012.

O desempenho foi ainda menor que de junho (5,8%) e maio (6,6%), meses nos quais já se notava uma freada no setor.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (16), mostram que os serviços estão em desaceleração, se for levada em conta a evolução da inflação. Pelos dados do IPCA, o agrupamento de serviços acumula uma expansão em 12 meses na faixa de 9%.

Os número divulgados não consideram a inflação. Ou seja, não descontam o efeito da alta dos preços sobre os serviços. Desse modo, a análise fica prejudicada, pois não se sabe o real crescimento do setor.

O crescimento nominal da receita do setor acumulado no ano e o acumulado em 12 meses ficou em 7% e 7,6%, respectivamente, também as menores taxas na série da pesquisa.

Segundo o IBGE, os melhores desempenhos ficaram com as atividades de outros serviços (8,3%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (7%).

Tiveram taxas de expansão mais modestas os ramos de serviços prestados às famílias registraram (5,4%), os serviços de informação e comunicação (2,1%) e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (4,6%).

Esses três setores são potencialmente os que mais poderiam se beneficiar da Copa, pois estão ligados à alimentação, comunicação, hospedagem e deslocamento de turistas.

Fonte: FOlha de São Paulo


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê Selic em 7,25% até o final do ano

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) na última semana preveem que a taxa básica de juros da economia brasileira deve continuar baixando ao longo deste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Corte dos juros: publicidade focada nas taxas mínimas confunde consumidor

A Proteste - Associação de Consumidores alerta os consumidores que as taxas mínimas de juros anunciadas pelos principais bancos privados do País não serão oferecidas para todos, irrestritamente.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma sanciona Orçamento com receitas previstas de R$ 535 bi

Sancionada a lei do Orçamento da União para 2012, o governo estima que receitas e despesas orçamentárias neste ano devem somar R$ 2,257 trilhões, conforme publicado nesta sexta-feira (20) no "Diário Oficial da União".

Deixe seu Comentário:

=