Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/06/2012
Seguradoras lançam princípios de sustentabilidade em parceria com a ONU
Foram lançados nesta terça-feira (19) os princípios de sustentabilidade em seguros da Unep FI (United Nations Environment Programme Financial Initiative), entidade criada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O anúncio feito durante o 48º Seminário Anual da IIS (International Insurance Society), realizado no Rio de Janeiro, revela o compromisso das seguradoras com o desenvolvimento social e econômico sustentável do planeta. “Para nós, um planeta mais sustentável é sinônimo de um planeta mais seguro”, afirma o presidente da CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras), Jorge Hilário Gouveia Vieira.
“O mercado de seguros tem a obrigação de agir de forma responsável e com visão de futuro. Os princípios para sustentabilidade em seguros contribuirá de forma significativa para a sustentabilidade do mercado de seguros e da sociedade em geral”, explica o CEO do Munich Re Group, Nikolaus von Bomhard.
Princípios
De modo geral, os princípios de sustentabilidade levam as seguradoras a terem um compromisso maior com o meio ambiente, governança e inovação. A exemplo disso, existe a criação de cursos para ensinar os consumidores o bom uso da água. “Agora serão criados produtos quer vão inovar a área de seguros. Como por exemplo, o seguro residencial que se compromete em ensinar a reciclagem, educação ambiental e reutilização da água nas construções”, explica o diretor executivo, responsávbel pelas operações de Seguros, Previdência e Capitalização do Banco Itaú, Oswaldo do Nascimento.
Para entender melhor, veja quais são esses princípios:
1. Incluir no processo de tomada de decisões as questões ambientais, sociais e de governança;
2. Atuar em conjunto com os segurados para aumentar a conscientização sobre as questões ambientais, sociais e de governança;
3. Trabalhar junto com o governo e órgãos reguladores para promover ações coletivas no gerenciamento de questões ambientais, sociais e de governança;
4. Demonstrar responsabilidade e transparência na implementação desses princípios.
Fonte: Infomoney