Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 09/10/2024

"Se Não Estiver Feliz, Não Trabalhe": Entenda Como Funciona a "Licença por Infelicidade"



Se você está ou já se sentiu sobrecarregado no trabalho, a “licença por infelicidade“, criada por um empresário chinês, poderia oferecer uma solução.

Enquanto a saúde mental ganha destaque nas conversas corporativas e nas reuniões de liderança, Yu Donglai, fundador e presidente da rede de varejo chinesa Pang Dong Lai, chamou a atenção ao implementar uma nova política na sua companhia.

A licença por infelicidade permite que os funcionários tirem um dia de folga quando estiverem estressados, tristes ou desanimados, sem a necessidade de aprovar a folga com sua liderança.

A licença ganha destaque em meio ao cenário global de bem-estar mental: 60% dos profissionais em todo o mundo afirmam que o trabalho é o principal fator que influencia sua saúde mental, de acordo com relatório The Workforce Institute da UKG.

Só na China, mais da metade da população (53%) vivencia estresse diário, enquanto 12% dos profissionais são tristes, segundo estudo da consultoria Gallup, que entrevistou 128 mil pessoas em mais de 160 países.

Limitada a 10 dias por ano, a licença por infelicidade tem como objetivo ajudar os funcionários da rede de mais de 7 mil profissionais a melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

O empresário anunciou que implementaria a política de afastamento na sua empresa em março de 2024, durante o China Supermarket Week. “Quero que todos os funcionários tenham liberdade. Todo mundo tem momentos em que não está feliz, então, se você não estiver feliz, não trabalhe”, disse durante o anúncio.


Defensor do bem-estar

Para além da licença por infelicidade, Yu Donglai ficou conhecido por implementar políticas que priorizam o bem-estar e a saúde mental dos seus funcionários na China, como incentivos de viagem e até 40 dias de férias pagas. “Não queremos ser grandes. Queremos que nossos funcionários tenham uma vida saudável e relaxada, para que a empresa também tenha.”

Fundada em 1995, a rede Pang Dong Lai conta com mais de 300 lojas e é a segunda maior empresa de varejo na província de Henan, no centro-leste da China, segundo pesquisa da Universidade de York.


Fonte: Forbes Brasil (Mariana Krunfli)


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Inaugurado centro de transplantes de fígado em São Paulo

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou sexta-feira (15) o Instituto do Fígado do Complexo Hospitalar da Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP). O instituto foi concebido para atender prioritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo tratamento individualizado e humanizado.

Saúde Empresarial, por Redação

Novo presidente dos cardiologistas defende igual atendimento dos planos de saúde e do SUS

O novo presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Jadelson Andrade, que assume o cargo na próxima sexta, dia 16, defende a necessidade de que o atendimento de excelência que recebem os brasileiros protegidos por planos de saúde venha a ser o mesmo oferecido aos usuários do SUS,

Deixe seu Comentário:

=