Publicado por Redação em Dental - 16/07/2013

Saúde bucal pode influenciar no funcionamento do corpo

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que doenças cardíacas, como infarto, angina, sopro cardíaco, insuficiência cardíaca e acidentes vasculares, são responsáveis pela maior parte das mortes no Brasil e em todo o mundo. Entre os principais fatores de risco estão tabagismo, hipertensão arterial, sobrepeso e obesidade, sedentarismo, taxas elevadas do colesterol LDL, chamado de colesterol ruim, e ainda a má higienização da boca. Parece estranho, mas é isso mesmo.

O cirurgião-dentista Ricardo Severino, especialista em Endodontia e Saúde da Família, explica que existem algumas bactérias que podem cair na corrente sanguínea, por onde são levadas até o coração. “E assim causar a endocardite bacteriana, uma doença muito grave, que em pouco tempo pode levar à morte. Essas bactérias podem surgir em ambientes hospitalares e mesmo na boca. Geralmente, habitam dentes com algum comprometimento, como cáries, raízes residuais, parte ou pedaços de raízes que sobram após a perda de um dente, em dentes que necessitam de tratamento de canal, gengiva recobrindo dentes ou em gengiva inflamada com sangramento”, explica o especialista em Estética, Prótese e Oclusão.

Os sintomas mais comuns podem ser desde febre, calafrios e suor excessivo, até emagrecimento, mal-estar, perda de apetite, tosse, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Esses agentes infecciosos podem atingir o sangue de forma normal, como espremer uma espinha ou escovar os dentes, ou também através de cirurgias. O tratamento começa com o controle da infecção, mas pode chegar a longos períodos de internação hospitalar, aliado ao uso de antibióticos e, algumas vezes, necessitando de cirurgia cardíaca. Por isso o especialista recomenda a prevenção como forma de evitar problemas maiores.

De acordo com Severino, manter uma boa saúde bucal, com base na escovação correta e regular dos dentes, ou seja, pelo menos três vezes por dia, utilizar fio dental e fazer um polimento e limpeza com aplicação de flúor a cada seis meses previne problemas maiores. “O tratamento regular dos dentes também evita desagradáveis momentos de dor, mau hálito, problemas de estética e má digestão, a perda de dentes ou até mesmo da própria vida”, frisa.

 

Fonte: www.jmonline.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde Oral - Síndrome da boca seca pode resultar na perda dos dentes quando não tratada

Tanto para digerir os alimentos, como para limpar a boca e controlar a população de bactérias, evitando infecções.

Dental, por Redação

Comer queijo pode prevenir cáries, diz pesquisa americana

Consumir produtos feitos com leite é vital para manter a boa saúde do corpo, especialmente a dos ossos.

Dental, por Redação

Saiba tudo sobre higiene bucal para bebês

Ser mãe de primeira viagem é sinônimo de ter um monte de dúvidas. A maioria delas fica em torno do sono, alimentação, cólicas. Mas há um assunto importante que interfere diretamente no resto da vida de uma pessoa: a higiene bucal.

Dental, por Redação

Proteja o coração ao tratar de problemas na gengiva

Falar que a gengivite pode causar problemas cardíacos parece um desses boatos espalhados na internet. Mas de mito essa afirmação não tem nada. Isso porque cientistas começaram a estudar a ligação entre doenças periodontais - inflamação que atinge a gengiva e pode levar à perda dos dentes - e outros problemas de saúde desde 1990.

Dental, por Redação

Uso adequado do creme dental garante segurança

Um relato de caso que recentemente apareceu nos noticiários descreve quatro histórias de pacientes que disseram ter desenvolvido problemas neurológicos, presumivelmente por ingestão excessiva de alguns cremes dentais contendo zinco.

Dental, por Redação

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções em pacientes internados

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar.

Deixe seu Comentário:

=