Publicado por Redação em Previdência Corporate - 18/01/2012
Sai hoje extrato de reajuste de benefícios dos aposentados
No site do INSS é possível verificar de quanto será seu benefício
O aposentado que quiser conferir como ficará seu benefício com o reajuste poderá, a partir de hoje, ver seu extrato de pagamento no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br). Os salários reajustados começarão a ser pagos no dia 25 deste mês (veja ao lado tabela com as datas de pagamento).
Outra opção é checar os valores diretamente na agência do INSS responsável pelo pagamento mensal do segurado ou fazer a consulta diretamente no banco em que o benefício é pago, dois dias antes do depósito.
Quem ganha um salário mínimo teve um reajuste de 14,13%, passando de R$ 545 para R$ 622. Já para os aposentados que ganham acima do mínimo, o acréscimo foi de 6,08%, calculado sobre o valor de cada aposentadoria.
Apesar do reajuste das aposentadorias acima do mínimo ter sido abaixo da inflação, o secretário-geral da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev - Casa do Aposentado), Lino Davi, diz que há conversas para o governo equiparar o percentual à inflação oficial. “Por enquanto, não há nada certo. Mas estamos fazendo reuniões para pressionar o governo sobre este assunto”, afirma Davi.
Em 2009, quando o governo também havia dado um aumento abaixo da inflação para quem ganha mais que o piso, Davi conta que o governo voltou atrás e equiparou os benefícios, na ocasião em que foi divulgada a inflação oficial.
Cuidados
Para o especialista em educação financeira e sócio da consultoria Moneyfit, Antonio De Julio, o governo privilegiou quem ganha muito pouco e penalizou quem ganha pouco. “Todos esses aposentados ganham pouco e não é uma situação em que a pessoa está na ativa e pode procurar um segundo emprego para complementar a renda, ou investir na carreira para mudar. Os aposentados não têm onde conseguir mais dinheiro”, salienta De Julio.
Apesar dessa situação, o especialista em finanças lembra que os aposentados não podem perder de vista que têm que poupar o mínimo que conseguirem. “Sei que é complicado, mas tem que ir atrás para conseguir as coisas mesmo. Os medicamentos, por exemplo, os aposentados devem ir aos postos e tentar fazer valer seu direito de conseguir a medicação gratuita”, alerta.
De Julio orienta ainda os que vivem de aposentadoria a se unir em grupos, trocar informações entre si e procurar conseguir descontos em produtos e serviços a partir desses grupos que venham a ser formados. “Pesquisar, pedir um abatimento, tudo isso são formas de investimento nessa faixa de idade”, defende.
Fonte:www.correio24horas.com.br|18.01.12