Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/08/2018

Ressarcimento ao SUS - ANS - Espaço da Operadora

O ressarcimento ao SUS, criado pelo artigo 32 da Lei nº 9.656/1998 e regulamentado pelas normas da ANS, é a obrigação legal das operadoras de planos privados de assistência à saúde de restituir as despesas do Sistema Único de Saúde no eventual atendimento de seus beneficiários que estejam cobertos pelos respectivos planos.

Passo a passo

1. Atendimento: Os beneficiários do Plano de Saúde são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

2. Identificação: A ANS cruza os dados dos sistemas de informações do SUS com o Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) da própria Agência para identificar os atendimentos a beneficiários de planos de saúde, excluindo aqueles sem cobertura contratual.

3. Notificação: ANS notifica a operadora a respeito dos atendimentos identificados.

4. Impugnação e recurso: A operadora pode contestar as identificações em duas instâncias administrativas. Caso comprove que os serviços prestados no atendimento identificado não têm cobertura contratual, a identificação é anulada. Se ficar demonstrado que o contrato cobre apenas parte do atendimento, a identificação é retificada.

5. Cobrança e recolhimento: Precluída a faculdade de impugnar ou recorrer, ou decidida em última instância administrativa, e mantida a identificação integralmente ou parcialmente, a ANS encaminha para a operadora notificação de cobrança dos valores devidos, a qual tem o prazo de 15 dias para pagamento ou parcelamento.

6. Inadimplência: Caso os valores devidos não sejam pagos ou parcelados no prazo, a operadora fica sujeita à inscrição no Cadastro Informativo (CADIN) dos créditos de órgãos e entidades federais não quitados, à inscrição em dívida ativa da ANS e à execução judicial.

7. Repasse: Os valores recolhidos a título de ressarcimento ao SUS são repassados pela ANS para o Fundo Nacional de Saúde.


Aviso de Beneficiários Identificados
Baixe arquivos de exportação de atendimentos identificados e entenda a forma de valoração do ressarcimento.

Impugnações e Recursos
Veja as orientações sobre impugnações e recursos, os modelos de petição e de laudo de auditoria assistencial, e acesse o Protocolo Eletrônico do Ressarcimento ao SUS - PERSUS.

Consultas de Processos de Ressarcimento ao SUS
Consulte decisões de processos de ressarcimento ao SUS e obtenha orientações para vistas e cópias dos autos dos processos.

Débitos, pagamento, parcelamento e repasse
Consulte informações e emita documentos para a contabilização e para a quitação das obrigações de ressarcimento ao SUS de sua operadora, e veja as informações sobre os valores repassados para o SUS.


Fonte: ans.gov.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Água e sabão podem livrar homens do câncer de pênis, diz especialista

Higiene pode ser a receita simples, mas eficaz, para evitar que os homens sofram com uma doença que, além de incapacitá-los fisicamente, pode terminar aniquilando a sua vida em termos psicológicos.

Notícias Gerais, por Redação

Programa nos EUA consegue detectar dor de pacientes

Um grupo de pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia, desenvolveu um programa de computador que avalia informações geradas pelo cérebro e detecta quando as pessoas sentem dor.

Deixe seu Comentário:

=