Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/07/2011

Regularização de carros ilegais na Bolívia preocupa o Brasil

SÃO PAULO - No mês passado, o presidente da Bolívia, Evo Morales, decidiu legalizar todos os veículos que estiverem sem documento, circulando pelo território boliviano, sem que seja verificada a procedência desses veículos. Conforme a medida divulgada no início de junho, foram dados 90 dias para que todo o processo de regularização fosse concluído.
 
Essa decisão causou preocupação no governo brasileiro, principalmente nos estados que fazem fronteira com a Bolivia, em relação ao possível aumento de furtos e roubos de veículos e consequente avanço da violência, segundo a Agência Senado.
 
Frente a essa preocupação, a Mesa do Senado aprovou, na quarta-feira (13), requerimento de autoria do senador Sérgio Petecão (PMN-AC) pedindo informações ao Ministério da Justiça sobre ações a serem tomadas pelo Brasil em relação à decisão do governo boliviano.
 
A bolívia tem 3,1 mil km de fronteira seca com quatro estados do Brasil: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os governos desses estados já mostram que precisam de maior controle e fiscalização nas fronteiras em relação aos veículos brasileiros que cruzam esses locais.
 
Devolução
No mês passado, a presidente executiva da Alfândega da Bolívia, Marlene Ardaya, afirmou que os veículos roubados no Brasil e levados para a Bolívia deverão ser devolvidos. Para isso, segundo ela, o Brasil deveria entregar às autoridades bolivianas um documento listando esses veículos.
 
Além do Brasil, os veículos roubados também deverão ser devolvidos para outros países, como Peru, Paraguai e Chile.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 14.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Tombini vê Brasil melhor preparado para enfrentar choques

O ciclo de cortes na taxa básica de juros brasileira, que já dura 11 meses, significa que a economia está melhor preparada para choques externos do que no ano passado e que deve alcançar um crescimento de 2,5% em 2012, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar vale R$ 1,77; indicador prévio da Bolsa aponta leve alta

O dólar comercial é negociado por R$ 1,773 nas primeiras operações registradas nesta terça-feira. A taxa representa um recuo de 0,39% em relação ao fechamento de ontem, quando os preços da moeda americana subiram quase 3%.

Deixe seu Comentário:

=