Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/08/2011
Quatro mil veículos brasileiros estão ilegais na Bolívia
SÃO PAULO - Circulam pela Bolívia cerca de 130 mil veículos ilegais. Desses, 4 mil foram identificados como procedentes do Brasil, segundo levantamento inicial da Polícia Federal.
Na terça-feira (9), a Abla (Associação Brasileiras das Locadoras de Automóveis) lançou o Programa de Recuperação de Veículos Roubados, com o objetivo de repatriar os automóveis brasileiros levados ilegalmente para a Bolívia. De acordo com a associação, dos veículos ilegais na Bolivia, aproximadamente mil percentencem a locadoras brasileiras.
O programa começará pelo levantamento dos chassis e dos boletins de ocorrências registrados pelas locadoras. A lista será comparada com a da Polícia Federal, para que sejam identificados todos os carros pertencentes às empresas.
Golpe
O presidente do Conselho Nacional da Abla, Paulo Gaba Jr., denunciou um sistema de golpe que é aplicado por estelionatários especializados em comercializar automóveis na Bolívia.
"O 'cliente' aluga o carro no Brasil e, após cinco, seis dias, alega ter sido roubado", explicou o presidente. "Na verdade, esse mesmo estelionatário cruza a fronteira para vender o automóvel na Bolívia".
De acordo com Gaba Jr., o golpe somente deixará de ser praticado a partir do momento em que haja repressão aos receptadores na Bolívia. "É uma questão diplomática, delicada, que precisa do envolvimento das autoridades brasileiras", afirmou.
Governo boliviano
Em junho deste ano, o presidente da Bolívia, Evo Morales, decidiu legalizar todos os veículos que estivessem sem documento, circulando pelo território boliviano, sem que seja verificada a procedência desses veículos.
Conforme as regras divulgadas no dia 9 de junho, o processo de regularização tem 90 dias, a partir da divulgação, para ser concluído.
Fonte: web.infomoney.com.br | 10.08.11