Publicado por Redação em Previdência Corporate - 18/07/2011
Qualidade de crédito ao consumidor na região Sul se mantém acima da média
SÃO PAULO - A região Sul segue com a melhor qualidade de crédito ao consumidor do Brasil, segundo indicou a Serasa Experian. O local registrou uma marca de 85 pontos no segundo trimestre do ano, acima da média nacional, de 80,1.
Em segundo lugar está a região Sudeste, com 80,6, seguida pelo Centro-Oeste (79 pontos). Já o Nordeste e a região Norte registraram as piores marcas, de 78,4 e 76,2 respectivamente.
Comparando com o período de janeiro a março deste ano, os consumidores das regiões Norte e Sudeste foram os que mais tiveram perda em suas qualidades de crédito durante o 2º trimestre de 2011: quedas de 0,3% e 0,2%, respectivamente.
Faixa de renda
Considerando as faixas de renda dos consumidores, a classe que ganha até R$ 500 por mês possui o pior índice, de 75,9 pontos. O resultado evidencia o maior risco de endividamento dos consumidores deste segmento.
Segundo os técnicos da Serasa, a qualidade de crédito do consumidor tende a ser positivamente correlacionada com a sua renda.
Os consumidores com ganhos mensais acima de R$ 10 mil possuem a melhor marca, de 93,9 pontos, sendo o único apresentar aumento na qualidade de credito. Em seguida, estão as pessoas com ganhos entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, com 92,3 pontos, enquanto os indicadores dos consumidores com ganhos de R$ 2 mil a R$ 5 mil e de R$ 1 mil a R$ 2 mil são de 85 e 83,7, na ordem.
Crédito
A qualidade do crédito ao consumidor registrou queda no segundo trimestre deste ano. O indicador Serasa Experian da modalidade passou para 80,1 pontos, enquanto no trimestre anterior estava em 80,3 pontos.
Fonte: web.infomoney.com.br | 18.07.11