Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/08/2011

Projeto obriga comércio a informar preço dos produtos por quilo, litro ou metro

SÃO PAULO - Supermercados, hipermercados, mercearias e outros estabelecimentos comerciais podem ser obrigados a fixar, no mesmo espaço destinado à exposição dos preços à vista, os preços dos produtos  por quilo, litro ou metro, de acordo com a unidade de medida da embalagem. É o que determina a proposta aprovada nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.
 
De acordo com o relator da proposta, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), o principal benefício é que os consumidores poderão comparar os preços, com base na quatidade de produto oferecida.
 
O parlamentar afirma, segundo a Agência Câmara, que a informação evitará confusões provocadas por ações de marketing, que lançam produtos no mercado em uma embalagem com certa quantidade e, após a aceitação do consumidor, a quantidade é reduzida e o preço mantido, sem o consumidor ser avisado.
 
Proposta
A matéria foi aprovada em caráter conclusivo e seguirá para análise do Senado, a não ser que haja recurso para ser votado no Plenário. A medida está prevista em substitutivo ao Projeto de Lei 4835/09, do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT).
 
O substitutivo retirou a multa prevista no projeto de um a dez salário mínimos por dia para quem descumprir a medida, isso porque o Código de Defesa do Consumidor já prevê sanções para esse tipo de infração.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 26.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólares continuam ingressando no Brasil no início de maio

O ingresso de dólares no país superou a retirada de moeda estrangeira em US$ 859 milhões na parcial de maio, até o dia 10 deste mês, informou nesta quarta-feira (15) o Banco Central.

Notícias Gerais, por Redação

Entrada de novas empresas na Bovespa deve crescer em 2013

A estreia de novas empresas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) pode ganhar fôlego nos próximos meses, apoiada em juros menores,

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pesa menos para baixa renda em 12 meses, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos, apresentou variação de 0,86% em janeiro, acumulando alta de 5,43% nos últimos 12 meses. No mês, o Índice de preços ao Consumidor -

Deixe seu Comentário:

=