Publicado por Redação em Carreira - 09/12/2021
Profissionais têm priorizado a saúde mental em vez da carreira
Apesar de boa parte dos profissionais encontrarem satisfação no trabalho, muitos têm priorizado os cuidados com a saúde mental e física em vez das conquistas de carreira. É o que indica um estudo da escola Happiness Business School em parceria com a consultoria Reconnect | Happiness at Work, especializada em felicidade corporativa.
O levantamento, realizado entre maio e julho de 2021 com 1.500 participantes de 51 países, mostrou que 73% dos brasileiros ouvidos se sentem realizados no trabalho. Mas 60% se consideram tão comprometidos com as tarefas que têm dificuldade de encerrar a jornada. A consequência de tanta dedicação é que 48% lidam com episódios de ansiedade em alguns dias da semana, apesar de conseguirem relaxar aos sábados e domingos.
Portanto, não surpreende que, quando perguntados sobre quais fatores são mais importantes para sua vida nos próximos meses, cuidar das emoções esteja em primeiro lugar. “O resultado entre os brasileiros não apresentou variações significativas quando comparamos as respostas ao redor do mundo. Ou seja, é um movimento global: as pessoas estão se priorizando neste momento”, afirma Renata Rivetti, diretora e fundadora da Reconnect. Veja mais detalhes sobre o levantamento:
COMPROMETIDOS
73% dos brasileiros entrevistados sentem orgulho e realização no trabalho pelo menos uma vez por semana
81% acreditam que as atividades que exercem têm impacto positivo na sociedade
60% se consideram tão comprometidos com as tarefas que muitas vezes sentem dificuldade em encerrar a jornada
ANSIOSOS
48% dos profissionais brasileiros ouvidos na pesquisa se sentem ansiosos no trabalho em alguns dias da semana, mas conseguem relaxar no fim de semana
27% ficam ansiosos em quase todos os dias, incluindo o fim de semana
22% têm ansiedade em poucos dias, algumas vezes no fim de semana
3% nunca se sentem ansiosos em relação ao trabalho
PRIORIDADES
Pesquisadores perguntaram a profissionais de 51 países, incluindo o Brasil, quais são os fatores mais importantes para a vida deles nos próximos meses. Veja o ranking:
- Cuidar da saúde mental
- Cuidar da saúde física
- Seguir meu sonho
- Ganhar mais dinheiro
- Continuar na empresa em que trabalho
- Mudar de trabalho
Fonte: estudo da Happiness Business School e da Reconnect | Happiness at Work