Publicado por Redação em Dental - 03/11/2011

Profissionais irão discutir a importância da odontologia na UTI

Marcado para acontecer em  Porto Alegre, de 9 a 12 de novembro, o XVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva receberá mais de quatro mil profissionais para discutir os avanços no tratamento do paciente crítico atendidos nas mais de duas mil e quinhentas UTIs do país.
Um dos temas abordados será a Odontologia na UTI. “Com o constante surgimento de evidências científicas que respaldam o papel nocivo dos comprometimentos e das infecções dentárias e bucais para a degradação do estado geral dos pacientes alocados nas Unidades de Terapia Intensiva, a odontologia passa a dividir responsabilidades, com outros integrantes das equipes de saúde – especialmente nas questões referentes ao controle das infecções e da melhor oferta de conforto a esses pacientes”, salienta a cirurgiã dentista Teresa Márcia Morais, presidente do Departamento de Odontologia da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e também Coordenadora do Departamento de Odontologia da Santa Casa de Barretos.
A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de infecções e sepse nas Unidades de Terapia Intensiva e pode causar até pneumonia — doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente. A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTIs. “Esse problema propicia a colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente respiratórios”, alerta a cirurgiã dentista intensivista.

Fonte:http://www.rhbeneficios.com.br|03.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Entenda como funcionam os aparelhos ortodônticos

Para endireitar os dentes não tem muito jeito, aparelho fixo neles. Apesar de a tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis, os modelos tradicionais ainda são mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas.

Dental, por Redação

Estudo afirma que açaí pode ter uso odontológico

Uma pesquisadora paraense descobriu que o açaí é um potente corante natural para os dentes. Através de um estudo feito depois de observar que o fruto deixava o esmalte dos dentes coloridos, a dentista Danielle Emmi concluiu que o açaí é "um eficaz evidenciador de placas dentais".

Dental, por Redação

Refrigerantes têm efeitos catastróficos sobre dentes

Pesquisa mostra que, dependendo da freqüência de ingestão do produto, há perdas proporcionais e irreversíveis da estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina. Saliva só é capaz de reverter parcialmente os efeitos.

Dental, por Redação

Conheça os mitos e verdades do chiclete

Ele pode provocar cáries, mas também faz a limpeza dos dentes

Deixe seu Comentário:

=