Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/07/2011
Produção industrial volta a avançar e sobe 1,3% em maio
Após ter tido uma queda de 1,2% em abril, ante o mês anterior, a produção industrial brasileira retomou o crescimento e avançou 1,3% em maio, para o patamar de produção mais elevado da série histórica.
Os dados, com ajuste sazonal, foram divulgados nesta sexta-feira (1/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com maio do ano passado, a produção teve alta de 2,7%.
Com isso, no acumulado do ano, a produção industrial mostra alta de 1,8%.
Os bens de consumo duráveis puxaram o crescimento, com alta de 2,7% na comparação mensal, recuperando parte da queda de 10% do mês de abril. O setor de bens de capital avançou 1,7%, também acima da média.
Os bens intermediários avançaram 1,5%, e o grupo dos semiduráveis e não duráveis ficou estável.
Setores
Dentre os ramos de atividade, 19 registraram crescimento ante o mês anterior, enquanto nove tiveram queda. O destaque foi o setor de produtos de metal, que cresceram 12,8%, ante queda de -10,2% em abril.
A produção de máquinas e equipamentos, por sua vez, teve expansão de 4,8%, recuperando a queda de 5% do mês de abril.
No sentido contrário, o ramo farmacêutico teve queda de 12,1%, enquanto a produção de equipamentos médicos e hospitalares caiu 5,3%.
No acumulado do ano, tem destaque o setor de veículos automotores, com alta de 6,9%, influenciado por caminhões e autopeças. O ramo de outros equipamentos de transporte acumula alta 12,5%, impulsionado por aviões e motos.
No destaque de baixa, figura a indústria têxtil, que acumula queda de 11,9% nos primeiros cinco meses de 2011, pressionada por menor produção de tecidos de algodão.
Fonte: www.brasileconomico.com.br | 01.07.11