Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/12/2011
Previdência privada ganha fôlego no final do ano
O mercado de planos de previdência privada, tanto individual como corporativa, está passando por um período de aquecimento. Somente na última década, a previdência privada cresceu 25% ao ano, o que representou aumento do patrimônio líquido de R$ 3,09 bi para R$ 206,3 bi.
Com o propósito inicial de oferecer uma renda complementar, garantindo mais tranquilidade no futuro, a previdência privada ganha, no mercado corporativo, novos significados e importância estratégica. “Cada vez mais as empresas têm se conscientizado de que os planos de previdência privada são potentes ferramentas para reter e atrair profissionais para seus quadros funcionais. E sai na frente a empresa que entende a oferta desse benefício aos seus funcionários como um investimento e não como despesa”, analisa o diretor de Vida & Previdência Empresarial da Zurich Seguros, Carlos Gadia.
Para atender a esta crescente demanda, as seguradoras precisam se qualificar. Segundo o executivo, por ser uma das líderes de mercado em previdência privada em países como Suíça, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, a Zurich Seguros conta com sua expertise internacional para oferecer aos clientes brasileiros propostas diferenciadas.
“Adequaremos nossos serviços e produtos já existentes em mercados mais maduros à nossa realidade e legislação. Nosso objetivo é oferecer uma maior gama de fundos, gestores e serviços diferenciados, formatados para cada perfil de empresa, observando suas estratégias de RH e financeira e, mais que isso, disponibilizando atualizações, novas possibilidades e informações para que o investimento feito nos planos de previdência seja interessante tanto para a própria companhia como para seus colaboradores”, ressalta.
O segmento de previdência privada também vem ganhando espaço na SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos. A seguradora busca incentivar os consumidores que receberam o 13º salário a utilizar essa renda extra, ou parte dela, para investir em planos de previdência. Para isso, a companhia criou uma campanha educativa sobre a importância de garantir um futuro mais tranquilo.
“Sabemos da importância de se pensar no futuro e poupar parte do salário é essencial para garantir essa tranquilidade na aposentadoria. Por isso, incentivamos nossos clientes a pouparem mais e aproveitarem esta época em que se tem uma renda extra para aumentar as aplicações”, aponta a diretora técnica de Seguros de Pessoas e Previdência da SulAmérica, Carolina de Molla.
A campanha de incentivo aos aportes adicionais na previdência é realizada pela SulAmérica anualmente. Em dezembro de 2010, a seguradora registrou um crescimento de quase 296% nas contribuições, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, chegando próximo a R$ 87 milhões. “Foi um crescimento superior ao registrado no mercado, que cresceu 23% se compararmos dezembro de 2010 com o mesmo mês de 2009. Creditamos isso ao trabalho de incentivo que fizemos com nossos clientes e a maior consciência dos mesmos sobre a importância da poupança previdenciária”, completa a diretora.
Fonte:www.segs.com.br|22.12.11