Publicado por Redação em Previdência Corporate - 09/01/2015

Previdência privada e poupança são instrumentos de economia

Além do controle de gastos, os especialistas em finanças sugerem alguns instrumentos da economia para auxiliar no processo de materialização e realização dos sonhos.

Para o economista Francisco Cunha Lima Cintra, sócio do portal ZenEconomics, a poupança é indicada como instrumento de reserva financeira para sonhos de todos os portes. “É um investimento simples, que pode inclusive ser de aplicação programada, como se fosse um custo fixo mensal, obrigatório. É uma estratégia eficiente, principalmente para quem não tem perfil poupador, uma vez que a aplicação de recursos sai automaticamente da conta. Assim, o investimento para o sonho se transforma em compromisso, como outra conta qualquer a ser paga”, diz.

Cintra, entretanto, faz uma ressalva: “por ter os menores rendimentos do mercado, não é indicado que se aplique a totalidade dos recursos nesse tipo de investimento. É preciso variar”.

A coaching financeira Karen Calixto concorda e ressalta que “a poupança é um excelente investimento principalmente para propósitos e sonhos de curto prazo”.

Para os desejos de longo prazo, a indicação é investir em outras ferramentas econômicas, como a previdência privada e os fundos de investimentos. Nesse caso, porém, Cintra alerta que, “antes de contratar qualquer fundo, é importante ler, estudar e pesquisar sobre as opções existentes”.

O economista orienta que os interessados nesse tipo de investimento também tomem conhecimento sobre a rentabilidade atual do fundo estudado, bem como a dos últimos anos, além de buscar informações sobre as despesas a ele atreladas, principalmente sobre a taxa de administração. “E, mesmo com todas essas informações, caso ainda esteja em dúvida, antes de aplicar qualquer quantia, o interessado deve buscar a orientação de um especialista, que poderá indicar as melhores opções do mercado”, indica.

Independentemente da escolha do instrumento utilizado, os especialistas são unânimes em afirmar que não há milagres que transformem sonhos em realidade. “O que há é foco, perseverança e empenho máximo para o cumprimento do planejamento financeiro em busca do que se sonha”, destaca Karen Calixto. São virtudes que, somadas à atitude e coragem ressaltadas por Walt Disney, podem fazer de 2015 um ano repleto de realizações.

Fonte:www.previdenciatotal.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Conselho de Previdência Social fará reunião nesta quinta-feira

O Conselho de Previdência Social (CPS) da Gerência Executiva do INSS em Maceió realiza reunião na tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 14h30, no edifício sede, localizado na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves Menezes, 149, Centro.

Previdência Corporate, por Redação

Saiba como turbinar a previdência privada

Os donos de plano de previdência privada devem ficar alerta para o comportamento da taxa básica de juros (a Selic) para ver se vale a pena manter a estratégia de investimento.

Previdência Corporate, por Redação

Governo e servidores estaduais discutem plano de previdência complementar

Também está sendo discutida entre Governo e servidores a implantação de um plano de previdência complementar. A adesão deve ser opcional para os novos servidores, já que a contribuição é de 30 anos para mulheres e 35 para homens,

Previdência Corporate, por Redação

Valor de contribuição incentiva donas de casa a se inscreverem na Previdência

A presidente do Movimento das Donas de Casa de Goiás, Maria das Graças Santos, disse que a redução no valor da contribuição previdenciária, estabelecida pela Lei 12.470 em outubro do ano passado, é um avanço.

Deixe seu Comentário:

=