Publicado por Redação em Previdência Corporate - 15/12/2011
Previdência privada é ferramenta para reter talentos, afirma Diretor da Zurich Seguros
O mercado de planos de previdência privada, tanto individual como corporativa, está passando por um período de aquecimento sem precedentes. Somente na última década, a previdência privada cresceu 25% ao ano, o que representou aumento do patrimônio líquido de R$ 3,09 bi para R$ 206,3 bi. Contudo, no afã de fechar um bom negócio, algumas instituições bancárias ou seguradoras que oferecem esse produto acabam deixando de lado o perfil do cliente, o prazo em que este pretende utilizar a reserva acumulada, entre outros aspectos.
O Diretor de Vida & Previdência Empresarial da Zurich Seguros, Carlos Gadia, explica que é preciso ter cautela, tanto por parte do cliente, como da prestadora de serviço. “Hoje são muitas as opções no mercado para quem deseja contratar um plano de previdência privada. Porém, sem uma boa orientação, o cliente pode acabar escolhendo um plano que pode não ser o ideal, e mais importante, sempre digo que um plano de previdência se comporta como um produto vivo, ele evolui ao longo do tempo como o próprio cliente, e para isto precisa de um acompanhamento constante, um comportamento que ainda não vemos nas seguradoras no Brasil”, comenta Gadia.
Com o propósito inicial de oferecer uma renda complementar, garantindo mais tranqüilidade no futuro, a previdência privada ganha, no mercado corporativo, novos significados e importância estratégica: reter e atrair talentos. “Cada vez mais as empresas têm se conscientizado de que os planos de previdência privada são potentes ferramentas para reter e atrair profissionais para seus quadros funcionais. E sai na frente a empresa que entende a oferta desse benefício aos seus funcionários como um investimento, e não como despesa”, analisa Gadia.
Além de papel motivador para os funcionários, os planos de previdência privada sinalizam para as empresas que os investimentos trarão mais tranqüilidade e segurança para a empresa que fizer essa aposta. Afinal de contas, o funcionário se sentirá valorizado enquanto estiver na ativa e, quando precisar, saberá que a empresa para qual dedicou anos de trabalho, lhe ajudou a ter uma aposentadoria mais sossegada.
E, para atender a esta crescente demanda, as seguradoras precisam se qualificar. De acordo com Carlos Gadia, hoje o mercado de previdência privada sinaliza para três cenários: as empresas que ainda não possuem planos de previdência e que estão na busca de provedores; as que possuem um plano implantado há muitos anos, e; as que estão revendo o desenho dos seus planos e visam trazer novidades para atrair mais clientes.
Sendo umas das líderes de mercado em Previdência Privada em países como Suíça, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, a Zurich Seguros chega ao mercado trazendo sua expertise internacional para oferecer aos clientes brasileiros as melhores e mais diferenciadas propostas. “A Zurich tem que se diferenciar das demais empresas que oferecem planos de previdência privada, por isso, traremos novos serviços e novas características de produtos. Adequaremos nossos serviços e produtos já oferecidos em mercados mais maduros à nossa realidade e legislação”, diz Gadia, que destaca que o mundo corporativo está mais exigente e consciente. “O nosso objetivo é oferecer uma maior gama de fundos, gestores e, principalmente serviços diferenciados, formatados para cada perfil de empresa, observando a sua estratégia de RH e Financeira e, mais que isso, oferecendo sempre atualizações, novas possibilidades e informações para que o investimento feito pela empresa na implantação dos planos de previdência seja interessante tanto para a própria empresa, como para seus colaboradores”.
“Nossa política, "Client Centricity", pulsa dentro de cada colaborador da Zurich, e isso nos leva a sermos sempre arrojados no sentido de buscar entregar aos nossos clientes o diferencial que não existe no mercado de previdência privada, sempre mantendo-os informados e em contato com as novas tendências de Recursos Humanos, mudanças de legislação, educação financeira e as melhores estratégias de investimentos através dos nossos gestores, que são de primeira linha”, finaliza Carlos Gadia.
Zurich Grupo
Zurich Financial Services Group (Zurich) é um fornecedor líder de soluções de seguros multicanal que dispõe de uma rede mundial de subsidiárias e escritórios situada na Europa e na América do Norte, bem como na América Latina, no Pacífico Asiático, no Oriente Médio entre outros mercados. Oferece uma vasta gama de soluções de seguros vida e não vida para indivíduos, pequenas, médias e grandes empresas, assim como multinacionais. A Zurich conta com cerca de 60.000 colaboradores, servindo clientes em mais de 170 países. O Grupo foi fundado em 1872 e a sua sede é em Zurique, na Suíça. Zurich Financial Services Ltd. (ZURN) encontra-se listada no SIX Swiss Exchange e tem um nível I no programa American Depositary Receipt (ZFSVY), que é transacionado fora de bolsa no OTCQX. Para mais informações sobre a Zurich, consultar www.zurich.com
Zurich Brasil Seguros
A Zurich Seguros está presente no Brasil desde 1982, oferecendo uma gama de seguros voltados a empresas e pessoas físicas. Com atuação nacional, a empresa possui 24 Filiais e 29 ZACs (Zurich Atendimento ao Corretor) espalhados pelo País. Em 2008, a Zurich adquiriu a Companhia de Seguros Minas Brasil e a Minas Brasil Vida e Previdência. A aquisição faz parte da estratégia da Zurich de expandir sua presença no Brasil, seus canais de distribuição e sua operação na área de massificados, especialmente Automóvel e Vida. Em 2011, a Zurich firmou uma parceria com o Grupo Santander de forma a criar uma joint venture na área de seguros. Para mais informações sobre a Zurich, consultar www.zurichseguros.com.br
Fonte:www.segs.com.br|15.12.11