Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/08/2011
Positivo atinge participação de 13,5% no mercado de PCs no segundo trimestre
SÃO PAULO - A Positivo Informática (POSI3), que fabrica computadores e atua em tecnologia educacional, alcançou no segundo trimestre do ano uma participação de 13,5% no mercado total brasileiro - incluindo o chamado "mercado cinza", que engloba os canais de distribuição não autorizados pela empresa. O percentual relata uma melhora em relação à participação no 1T11 (10,9%), mas mostra queda de 0,5 ponto percentual frente ao market share do segundo trimestre de 2010.
Em desktops, a fatia da Positivo de abril a junho foi de 14,6%, crescimento de 2,2 p.p. e 1,1 p.p. em relação ao 1T11 e 2T10, respectivamente. Já no segmento de notebooks, a companhia responde por 12,4% do total do mercado brasileiro, "com ampla vantagem frente aos principais concorrentes".
No mercado oficial - ou seja, excluindo o mercado cinza -, o market share da Positivo ficou em 17,4% no segundo trimestre de 2011, com 25,3% para desktops e 12,9% em notebooks. De acordo com a pesquisa Brazil Quarterly PC Tracker 2Q 2011, citada no relatório da empresa, o mercado cinza atualmente responde por 22,3% do mercado nacional.
"O bom desempenho do período reflete os esforços da companhia na aproximação do consumidor final por meio do varejo, mesmo com o acirrado ambiente competitivo que caracteriza o segmento", diz a companhia, por meio de relatório.
Outros mercados
No mercado de varejo, o market share da empresa ficou em 21,7% no segundo quarto do ano, sendo líder tanto em desktops como em notebooks, com participações de 33,5% e 16,9%, respectivamente.
Já no mercado de governo e educação, a Positivo completou seu 19º trimestre consecutivo de liderança, atingindo participação de 40,7% de abril a junho, representando um aumento de 2,6 p.p. frente aos primeiros três meses do ano, mas estabilidade em relação ao mesmo período de 2010.
Já no mercado corporativo, a companhia registrou 3,3% de participação no período em análise, refletindo o crescimento nas vendas da companhia tanto junto a grandes corporações como no segmento de SMB (pequenas e médias empresas, na sigla em inglês).
Fonte: web.infomoney.com.br | 23.08.11