Publicado por Redação em Dental - 07/10/2015

Por que só o dentista consegue tirar o tártaro?

O tártaro é uma formação endurecida da placa bacteriana que não foi retirada no dia a dia durante as higienizações

Para remover essa placa bacteriana endurecida, os profissionais usam aparelhos de ultrassom e técnicas específicas

Fazer a limpeza de tártaro no dentista é quase um clareamento, em alguns casos. Seria maravilhoso poder ter o mesmo resultado em casa. Mas para tirar aquele amarelado, apenas na cadeira do dentista. O tártaro é uma formação endurecida da placa bacteriana que não foi retirada no dia a dia durante as higienizações. É semelhante a uma "pedrinha" que gruda nos dentes trazendo alguns inconvenientes à saúde bucal.

“A retirada do tártaro é feita pelo profissional com equipamentos e instrumentos adequados. A técnica empregada é aprendida na faculdade ou em especializações”, explica o cirurgião-dentista, Faisal Ismail, da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas.

Para fazer essa limpeza, o dentista usa um aparelho de ultrassom e outros instrumentos manuais. Também pode ser utilizado o jato de bicarbonato. Nesse procedimento, o profissional faz uma raspagem para remover o tártaro e alisar a superfície do dente. Assim, menos placa é acumulada e menos tártaro se formará futuramente. “A indicação pode variar de pessoa para pessoa, mas a média mínima é de que você procure seu dentista duas vezes ao ano para fazer uma limpeza (profilaxia) de placa bacteriana ou a raspagem se houver tártaro”, diz Faisal.

Quem não quer precisar passar pelo procedimento, basta evitar a formação de tártaro com higienização bucal no mínimo três vezes por dia, com escova, fio dental e enxaguante com flúor para bochecho. “A alimentação saudável diária influencia diretamente na formação ou não de tártaro. Por isso, tenha sempre uma alimentação saudável e faça a higienização completa”, acrescenta o especialista.

Para saber se você tem tártaro é simples. Olhe no espelho. Você verá alguns locais nos dentes com regiões opacas e volumes irregulares. Muitas vezes, o tártaro se acumula empurrando a gengiva e causando sangramento, além de dificultar a higiene do local. O ideal é que você procure seu dentista para avaliar.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde bucal é prejudicada por grades dentárias

São a última moda em adorno dental, mas não há nada de bonito no dano que podem trazer a seu sorriso.

Dental, por Redação

Invenção economiza tempo na hora da escovação

Mais uma novidade chega ao mercado para garantir a saúde bucal e economizar tempo.

Dental, por Redação

Doenças bucais dificultam o controle do diabetes

Recentes pesquisas apontam para mais um possível vilão nesta luta: as doenças bucais. Há um agravante, segundo a dentista Profª. Drª Silvia C Nunez, da Clínica Avelar, pois "devido ao fato da descoberta ser recente, alguns profissionais de saúde tem pouca informação sobre o assunto e,

Dental, por Redação

Pacientes internados terão direito a acompanhamento odontológico

Aprovado pelo Congresso Nacional no dia 19 de abril de 2012, o projeto de Lei 2776/08 torna obrigatória a presença de cirurgiões dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=