Publicado por Redação em Dental - 13/06/2012

Por que meu siso vive inflamando?

O nome correto da inflamação gengival que ocorre geralmente próxima dos terceiros molares (dentes do “siso”), quando estes estão erupcionando (“nascendo”) na cavidade bucal é pericoronarite.

A melhor forma de evitar essa inflamação é manter sempre a rigorosa higiene bucal, através da escovação e passagem do fio dental na região dos terceiros molares, evitando dessa forma o acúmulo e deposição de alimentos e placa dentária nessa região.

O tratamento pode ser feito com anti-sépticos bucais ou a aplicação
de água oxigenada 10 volumes.Provavelmente, o cirurgião-dentista deverá prescrever medicação analgésica, antiinflamatória e, se houver necessidade, antibiótico para controlar a infecção, durante a fase sintomática.

Quando o processo de inflamação ou infecção estiver controlado, o excesso de gengiva que recobre o dente pode ser removido através de procedimento cirúrgico ou ainda, se o dente estiver parcialmente erupcionado, há a indicação da extração do dente. É possível que a pericoronarite recorra se o dente continuar nesta situação de semi-erupção ou caso a higiene bucal falhe.

Fonte: odontodicas


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde bucal pode influenciar no funcionamento do corpo

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que doenças cardíacas, como infarto, angina, sopro cardíaco, insuficiência cardíaca e acidentes vasculares, são responsáveis pela maior parte das mortes no Brasil e em todo o mundo.

Dental, por Redação

Perda de dente, sensibilidade, câncer; pare de fumar no Dia Mundial de Combate ao Fumo

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial de Combate ao Fumo, e o apelo é para que as pessoas larguem o cigarro e preservem sua saúde, inclusive a bucal.

Dental, por Redação

Programa Sorria Mais em hospitais estaduais

O Governo do Estado de São Paulo lançou, ontem, o programa Sorria Mais São Paulo. Pioneiro no País, o projeto visa integrar o trabalho realizado por dentistas ao das equipes multidisciplinares, formadas por médicos, profissionais de enfermagem,

Dental, por Redação

Mantenedores de espaço podem ajudar os dentes permanentes a crescerem na posição certa

Os dentes decíduos geralmente começam a aparecer quando o bebê tem entre 6 meses e um ano de idade. Os dentes decíduos ajudam as crianças a mastigar e falar. Também mantêm o espaço na mandíbula e maxila para os dentes permanentes que estão se desenvolvendo em baixo das gengivas.

Deixe seu Comentário:

=