Publicado por Redação em Previdência Corporate - 06/01/2012
Por dentro da Previdência Social
A Previdência Social é um seguro social que, por meio de recolhimentos mensais, resguarda o cidadão de qualquer eventualidade que prejudique a capacidade de trabalho. O dinheiro recolhido pela Previdência Social deverá ser utilizado para substituir a renda do trabalhador contribuinte que, por algum motivo, não puder mais trabalhar, seja por causa de doença, invalidez, idade avançada, morte, desemprego, prisão ou maternidade.
Os trabalhadores que possuem carteira assinada já estão automaticamente inscritos. No entanto, se o trabalhador é profissional liberal ou ambulante e não possui carteira assinada, também poderá contribuir. Ele só precisa fazer o cadastro num posto da Previdência Social. Sendo assim, qualquer pessoa a partir de 16 anos que deseje estar resguardada pelos benefícios da Previdência Social poderá se inscrever.
No Brasil estima-se que, mesmo possuindo qualquer tipo de renda, quarenta milhões de pessoas não contribuem para a Previdência Social. E em decorrência da má administração dos recursos, das constantes denúncias de fraude e da sobrecarga nos benefícios, o cenário atual no caixa da Previdência demonstra um desequilíbrio entre benefícios concedidos e receita adquirida. Diante disso, muitas pessoas preferem recorrer à previdência privada.
Fonte:br.noticias.yahoo.com|06.01.12