Publicado por Redação em Dental - 08/11/2011

Pontos pretos nos dentes...isso é cárie?

Não necessariamente. Há um “consenso” popular de que qualquer ponto ou região escura de um dente é cárie, mas nem sempre isso é verdade.

Nossos dentes têm anatomias próprias, e existem regiões deles que são mais profundas. Dependendo do dente, os sisos por exemplo, essas regiões são bem abundantes e transformam a superfície dentária num verdadeiro labirinto. E lá a comida se perde.

Os alimentos e bebidas que ingerimos possuem corantes, em sua maioria. Principalmente aqueles industrializados, a citar: doces, refrigerantes, biscoitos. Esses corantes podem pigmentar (“pintar”) os sulcos dentários, deixando-os mais escuros. E essas regiões são as mais afetadas justamente porque os resíduos alimentares permanecem ali por mais tempo, presos no “labirinto”. Ah, o cigarro também favorece bastante o aparecimento dessas regiões escurecidas!

Esse tipo de pigmentação é mais comum nos dentes de trás (pré-molares e molares). Mas pode acontecer também na parte de trás dos dentes da frente. Porém, se os “pontos pretos” que você vê estiverem perto da gengiva, certamente não se tratam dos sulcos que eu citei. Possivelmente é tártaro , ou você tem mesmo uma cárie. Pra ter certeza, consulte o seu dentista.

Já aconteceu de você ir em um dentista e ele dizer que você tem 3 cáries e um outro afirmar que são 5? Isso acontece porque os sulcos, fóssulas e fissuras, além de se pigmentarem mais facilmente, são os locais mais propensos a desenvolverem cáries. E algumas cáries se encontram em um estágio “sub-clínico”, ou seja, difíceis de serem detectadas num exame clínico convencional. Certos dentistas preferem acompanhar o caso, outros detectam a cárie e indicam formas de favorecer sua regressão e outros, ainda, preferem fazer uma restauração “preventiva”, em que a quantidade de tecido removido é mínima.

Enfim, se você tem pontos pretos nos dentes, não se desespere achando que todos eles estão cariados. É possível que se trate apenas de sulcos pigmentados. E o contrário também vale: se você tem pontos pretos nos dentes, não dê de ombros e ache que tudo são “manchinhas”: procure seu dentista e deixe que ele verifique pra você.  Agora, se os tais pontos começaram a crescer de uma hora pra outra, corra. Antes que dê canal.

Fonte:http://medodedentista.com.br|08.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Coordenação de saúde bucal da SMS alerta para riscos de piercing na boca

Sensibilizar e qualificar os tatuadores e colocadores de piercing, orientando-os quanto aos cuidados necessários. Esse foi o objetivo de uma palestrada dada, hoje à tarde, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Guimarães Neto, e pelo cirurgião bucomaxilofacial da SMS, João Paulo Araújo.

Dental, por Redação

Saiba quais são as vantagens da anestesia nos tratamentos odontológicos

Diversos estudos apontam que cerca de 50% da população tem algum grau de ansiedade para ir ao dentista. Barulhinho do motor e agulhas servem para o consultório estar entre o top 5 de lugares que não se quer estar. Para diminuir o mal-estar, é sempre bom saber que existem anestesias.

Dental, por Redação

Zona oeste exige mais dentistas no posto de saúde

A deterioração no serviço de atendimento odontológico na UBS do Jardim Leonor (zona oeste), em Londrina, motivou lideranças comunitárias a solicitarem providências à administração municipal e Ministério Público.

Dental, por Redação

Como superar o medo de dentista?

Medo de dentista é um sentimento normal. Contudo, ele pode se transformar numa fobia. Segundo informações, em torno de 4 a 10% da população tem medo de dentista e uma parcela desses apresenta a fobia.

Deixe seu Comentário:

=