Publicado por Redação em Previdência Corporate - 06/06/2011
Planejar a aposentadoria ajuda a mudar as prioridades da família, diz estudo
SÃO PAULO – Planejar a aposentadoria ajuda a mudar as prioridades da família, segundo revela o relatório O futuro da Aposentadoria 2011, elaborado pelo HSBC.
De acordo com o estudo, comunicar os ganhos do planejamento ajuda a mudar o comportamento familiar, passando da gratificação imediata para a cultura sustentável da poupança de longo prazo.
Além disso, o planejamento da aposentadoria faz com que a pessoa se sinta mais feliz a respeito de suas perspectivas e passe a associar o envelhecimento a coisas mais positivas.
Responsabilidade pessoal
O relatório do HSBC aponta ainda para o fato de que, cada vez mais, as pessoas precisam ter consciência da responsabilidade pessoal de cada um, no que diz respeito de como viverá no futuro, uma vez que o estado, o empregador e a família se afastam do financiamento da futura aposentadoria.
“Os consumidores precisam estar mais conscientes de suas necessidades financeiras de longo prazo e educados quanto a que passos dar para satisfazer as necessidades de modo rápido e custo-efetivo”, diz o levantamento.
Segundo o estudo, os governos precisam abandonar a crença de que a idade para a aposentadoria na faixa dos 60 anos será financeiramente sustentável para todos, sendo que as pessoas devem se preparar para trabalhar mais, qualquer que seja a combinação de renda da aposentadoria.
“Os programas de previdência social podem ajudar, mas não são suficientes para isso (…) Não há dúvida de que os que têm planos financeiros sólidos e suas consequentes recompensas descobrirão que têm mais liberdade ao planejar sua aposentadoria: liberdade para escolher onde viver, se e como trabalhar, quanto tempo passar com a família e os amigos”.
Fonte: web.infomoney.com.br | 06.06.11