Publicado por Redação em Previdência Corporate - 06/06/2011

Planejar a aposentadoria ajuda a mudar as prioridades da família, diz estudo

SÃO PAULO – Planejar a aposentadoria  ajuda a mudar as prioridades da família, segundo revela o relatório O futuro da Aposentadoria 2011, elaborado pelo HSBC.

De acordo com o estudo, comunicar os ganhos do planejamento ajuda a mudar o comportamento familiar, passando da gratificação imediata para a cultura sustentável da poupança de longo prazo.

Além disso, o planejamento da aposentadoria faz com que a pessoa se sinta mais feliz a respeito de suas perspectivas e passe a associar o envelhecimento a coisas mais positivas.

Responsabilidade pessoal
O relatório do HSBC aponta ainda para o fato de que, cada vez mais, as pessoas precisam ter consciência da responsabilidade pessoal de cada um, no que diz respeito de como viverá no futuro, uma vez que o estado, o empregador e a família se afastam do financiamento da futura aposentadoria.

“Os consumidores precisam estar mais conscientes de suas necessidades financeiras de longo prazo e educados quanto a que passos dar para satisfazer as necessidades de modo rápido e custo-efetivo”, diz o levantamento.

Segundo o estudo, os governos precisam abandonar a crença de que a idade para a aposentadoria na faixa dos 60 anos será financeiramente sustentável para todos, sendo que as pessoas devem se preparar para trabalhar mais, qualquer que seja a combinação de renda da aposentadoria.

“Os programas de previdência social podem ajudar, mas não são suficientes para isso (…) Não há dúvida de que os que têm planos financeiros sólidos e suas consequentes recompensas descobrirão que têm mais liberdade ao planejar sua aposentadoria: liberdade para escolher onde viver, se e como trabalhar, quanto tempo passar com a família e os amigos”.

Fonte: web.infomoney.com.br | 06.06.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Como trocar de plano de previdência sem ter que pagar IR?

Investe em PGBL com taxa de administração muito alta e quer ir para um plano melhor, mas teme ter que resgatar recursos e pagar IR

Previdência Corporate, por Redação

Novo modelo de Previdência do Estado em 2014

Até amanhã, um projeto de lei com o novo regime de previdência complementar será enviado à Assembleia  

Previdência Corporate, por Redação

O pesado custo da previdência pública

O Brasil gasta quase 5% do Produto Interno Bruto (PIB) com a previdência dos servidores públicos nos três níveis de governo. É mais do que o dobro da mediana do que gastam os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Previdência Corporate, por Redação

100 mil podem ter aposentadoria antecipada

Pelo menos 100 mil servidores públicos federais poderão se aposentar mais cedo em função de trabalharem em carreiras de risco.

Deixe seu Comentário:

=