Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/10/2013

Pesquisador lança software gratuito para análise cardíaca

Um pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) desenvolveu um programa de computador que faz análises da variabilidade cardiocirculatória. Apesar da existência de softwares similares, o CardioSeries é gratuito, e promete fácil manuseio e a análise pareada da variabilidade da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Daniel Penteado Martins Dias, pós-doutorando do Departamento de Fisiologia da FMRP e idealizador do programa, o estudo da variabilidade cardiocirculatória permite a análise de alguns dos mecanismos que regulam o ritmo cardíaco e o movimento do sangue nos vasos. “O sistema cardiovascular tem alguns mecanismos de controle que atuam, “momento a momento”, monitorando os níveis de pressão arterial e promovendo alterações na frequência cardíaca. O estudo da variabilidade cardiocirculatória permite a avaliação precisa deste controle”.

Laboratórios de pesquisa em fisiologia cardiovascular, academias esportivas, divisões de cardiologia de hospitais são alguns dos locais que podem utilizar o CardioSeries. “O funcionamento do programa é simples, coleta-se os dados a partir de um registro de eletrocardiograma ou de pressão arterial pulsátil, gera-se séries temporais e o CardioSeries processa estes valores de forma rápida e eficaz”, explica Martins Dias.

O programa utiliza um algoritmo que identifica e quantifica flutuações em séries de valores de pressão arterial e frequência cardíaca. “Os parâmetros cardiovasculares flutuam batimento a batimento, mas a olho nu não é possível avaliar com precisão essas flutuações. Por isso precisamos fazer um registro computacional e aí sim proceder com a análise dos dados”, explica o pesquisador.

Durante o registro de parâmetros cardiovasculares podem ocorrer perturbações no sistema que resultam em valores que fogem da normalidade e que irão afetar negativamente a análise dos dados, os chamados transientes ou artefatos. O pesquisador assegura que o programa CardioSeries é capaz de removê-los.

O software está disponível gratuitamente na internet, no endereço http://www.danielpenteado.com. É necessário fazer um cadastro.


Fonte: http://saudeweb.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Alimentos enriquecidos com nutrientes prometem prevenir doenças do coração

Entre os últimos lançamentos do mercado destacam-se produtos fortificados com fitosterol

Saúde Empresarial, por Redação

ANS cria área em portal para segurados avaliarem planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, em seu portal, o Espaço de Qualidade, destinado a consulta de informações e indicadores de qualidade de saúde suplementar pelos beneficiários.

Saúde Empresarial, por Redação

Justiça nega recurso e governo não pode destinar 25% dos leitos para planos

Por unanimidade de votos, a Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou nesta terça-feira (15), em caráter liminar, a destinação de 25% dos leitos de hospitais públicos para atendimento de pacientes particulares ou para beneficiários de planos de saúde.

Deixe seu Comentário:

=