Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/04/2015

Pesquisa mostra que 57% das pessoas não planejam aposentadoria

Serviço de Proteção ao Crédito ouviu 662 consumidores nas capitais do país para apurar o nível de preocupação com o tema; índices são maiores entre mulheres e entre os que têm menor escolaridade.

São Paulo – Pesquisa divulgada hoje (7) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que 57% das pessoas não fazem planejamento de aposentadoria.

Entre as 662 pessoas ouvidas nas 26 capitais do país mais o Distrito Federal, a pesquisa mostra também que esse índice é de 59% entre as mulheres, e de 54% entre os homens.

Levando em conta a escolaridade, o índice sobe para 62% entre os que têm até o ensino fundamental completo.

Para os 43% dos trabalhadores que se preocupam com o tema, o planejamento é mais presente nas as classes de maior poder aquisitivo e maior escolaridade. Já entre as opções para assegurar um futuro mais tranquilo, 25% citam a poupança e 14%, a previdência privada.

Mas, segundo o SPC, é importante dar importância à previdência oficial, pelo INSS.

Deve-se “recolher o INSS mesmo quando resolver dar um tempo para estudar, lazer etc.; o não recolhimento vai prejudicar o futuro já que o imposto é cumulativo”, diz a nota do SPC divulgada com a pesquisa.

O SPC também alerta que o trabalhador deve atentar para a tributação da previdência privada ao analisar as opções que têm à disposição para planejar a aposentadoria.

Caso precise resgatar o dinheiro da previdência privada para a aquisição de um bem ou quitação de uma dívida, entre outros fatores, a incidência de imposto pode decepcionar o trabalhador.

Os sistema traz duas formas de tributação, que pode ser regressiva, com alíquotas que começam em 35% e vão se reduzindo com o tempo, ou progressiva, à semelhança do salário – quanto maior o valor, maior a alíquota.

Fonte: Rede Brasil Atual


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Desempregado também pode contribuir com a Previdência

A contribuição com a Previdência Social não é exclusividade de quem trabalha com carteira assinada. Quem é desempregado, ou mesmo nunca trabalhou, pode contribuir voluntariamente para garantir uma aposentadoria mais tranquila.

Previdência Corporate, por Redação

Pagamento parcelado do IR pesa mais no bolso

Pagar o Imposto de Renda à vista é a melhor opção para reduzir os gastos de quem ainda vai prestar contas com o Leão. Isso porque quem escolhe parcelar, em até oito parcelas, acaba pagando juros muito altos: 1% ao mês, mais a taxa básica de juros (Selic).

Previdência Corporate, por Redação

INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em janeiro

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de janeiro receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 2.267 correspondências foram enviadas, sendo que 1.267 foram somente para mulheres.

Previdência Corporate, por Redação

O que é preciso saber sobre previdência complementar

Com o propósito de esclarecer algumas dúvidas a respeito da Previdência Complementar do servidor público, instituída em nosso ordenamento jurídico por intermédio da Lei 12.618, de 30 de abril de 2012,

Deixe seu Comentário:

=