Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/07/2012

Percepção do consumidor em relação à inflação melhora em julho

Na comparação com 2011, índice que mede a confiança do consumidor sobre a expectativa de inflação subiu 1,9%

A percepção do consumidor brasileiro com a trajetória dos preços dos produtos melhorou neste mês, na comparação com igual período do ano passado.

De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta segunda-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o índice que mede a expectativa quanto à inflação cresceu 1,9% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 110,7 pontos. Lembrando que uma pontuação acima de 100 significa otimismo e abaixo dessa marca, pessimismo ou perda de confiança.

Na comparação com maio deste ano, por outro lado, o indicador apresentou recuo de 1,6%.

Opiniões
De acordo com a pesquisa, para 58% dos entrevistados, a inflação vai aumentar ou aumentar muito. Já 35% acham que a inflação não vai mudar e apenas 9% responderam que acreditam na diminuição da inflação.

A expectativa de que a inflação vai aumentar ou aumentar muito está mais alta para os brasileiros que ganham até um salário mínimo (60%). Na outra ponta, 50% dos entrevistados que recebem mais de dez salários mínimos têm a mesma opinião.

Também é na faixa de renda dos que ganham mais de dez mínimos, que se concentra a maior parte dos entrevistados que acreditam que a inflação não vai mudar (46%).

Já entre aqueles que ganham mais de um até dois salários mínimos, 43% acreditam que a inflação vai aumentar e 15% acham que vai aumentar muito. Nas faixas de renda entre dois e cinco salários mínimos, o percentual de brasileiros que creem no aumento da inflação é de 45%. Enquanto, entre cinco e dez mínimos, o percentual é de 47%.

Regiões
Considerando as regiões do País, os moradores do Norte/Centro-Oeste são os que mais acreditam que a inflação vai aumentar ou aumentar muito, 66%,

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Emprego na indústria cai 0,4% em setembro, aponta IBGE

O número de vagas criadas na indústria caiu 0,4% em setembro, ante alta de 0,5% em agosto. Os dados são da Pimes (Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário), divulgada nesta sexta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Bancários podem começar greve nacional a partir de amanhã

A categoria dos bancários realiza nesta segunda-feira, a partir das 19h (hora de Brasília), uma série de assembleias para decidir o início de uma greve nacional a partir de amanhã.

Deixe seu Comentário:

=