Publicado por Redação em Previdência Corporate - 01/11/2011
Paraguai:Acordo multilateral de previdência
Paraguai subscreveu hoje o acordo de aplicação do Convênio Multilateral Ibero-americano de Previdência Social, como parte das atividades colaterais da XXI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo que inicia hoje aqui.
Assinaram o documento o ministro de Justiça e Trabalho paraguaio,Humberto Blasco,e o Secretário Geral da Organização Ibero-americana de Previdência Social, Adolfo Jiménez.
Assistiram como testemunhas de honra o chanceler da nação, Jorge Lara, o presidente do Instituto de Previsão Social, Luis Alberto López, e o Chefe de Gabinete da Secretaria Geral Ibero-americana, Fernando García.
O acordo permitirá aplicar de maneira efetiva o Convênio entre os sete países signatários: Bolívia, Brasil, Equador, Espanha, Uruguai, Chile e Paraguai.
Este mecanismo multilateral ibero-americano de previdência social foi subscrito em novembro do 2007 em Santiago de Chile, e foi ratificado por Paraguai em dezembro do passado ano.
O mesmo foi assinado na ocasião por catorze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, e está aberto para a rubrica dos demais Estados membros da comunidade ibero-americana que tenham ratificado o convênio.
Este convênio consolida-se como um mecanismo singular para a população migrante, suas famílias e os trabalhadores de multinacionais, segundo a chancelaria paraguaia.
Fonte:Prensa Latina
http://www.vidainveste.com.br|01.11.11