Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/01/2011

Obesidade causa alteração no córtex cerebral, diz pesquisa

Além de modificar a estrutura do corpo, a obesidade também pode causar alterações na anatomia do cérebro.

É o que aponta uma pesquisa da University School of Medicine, de Nova York, que usou imagens de ressonância magnética para comparar o cérebro de 44 obesos com o de 19 pessoas magras.

Os pesquisadores descobriram que os obesos tinham maior quantidade de água na região da amígdala e redução no tamanho do córtex orbitofrontal do cérebro.

Essas regiões estão envolvidas em mecanismos de recompensa e também no controle dos impulsos.

Segundo o autor da pesquisa, os achados podem indicar a presença de menos neurônios ou de neurônios em tamanho reduzido.

Há uma relação estatística entre sobrepeso e incidência de diabetes tipo 2, que já se mostrou ser um fator de risco de alterações cognitivas.

Segundo Ricardo Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, os resultados da pesquisa mostram que problemas como a obesidade e o diabetes devem ser "tratados agressivamente".

"São doenças crônicas. Quanto antes forem tratadas, melhor", afirma.

Cohen estima que a prevalência de sobrepeso e obesidade no Brasil gire em torno de 35% da população.

Rubens Gagliardi, vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia, afirma que o fato de a obesidade interferir em áreas cerebrais ligadas ao impulsos não necessariamente explica o seu caráter vicioso.

"Muitas pessoas com essa compulsão tem a parte cognitiva em perfeitas condições. Isso [o encolhimento do córtex] é consequência, e não causa", diz o neurologista.

Fonte: www1.folha.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Divulgação do IDH em hospital público pode ser obrigatória

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3064/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que torna obrigatória a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em estabelecimentos públicos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital alcança 97% de satisfação entre usuários

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), inaugurado em Paraíba do Sul há um ano e meio, avaliou satisfação dos usuários, entre os meses de novembro de 2010 a outubro de 2011, e aferiu o resultado de que 97% dos pacientes estão satisfeitos com o atendimento recebido.

Saúde Empresarial, por Redação

Senado coloca no SUS cirurgia reparadora

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira, (07) a inclusão das cirurgias plásticas corretivas ou reparadoras entre os procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Deixe seu Comentário:

=